Curtas que arrebatam #45: Especiais do Studio Ghibli | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #45: Especiais do Studio Ghibli

“Imagem retirada de Pixabay
19 de janeiro de 2018
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Uma grande produtora de filmes cria trailers para instigar os pequenos a mergulharem nesse maravilhoso universo dos desenhos japoneses!

Conhecido pela produção de narrativas fantásticas, que nos convidam a sonhar acordados, o Studio Ghibli surgiu de uma feliz parceria entre grandes diretores e cineastas japoneses, como Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma.

Seus filmes de animação receberam aclamação mundial da crítica e do público. Hotaru no Haka (Túmulo dos Vagalumes, 1988) é considerado um dos melhores filmes de guerra já feitos e Sen to Chihiro no Kamikakushi (2001) é o único filme de língua não-inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme de Animação, sendo considerado como o 10º melhor filme da história do cinema.

Diferente dos desenhos animados que estamos habituados a ver nos cinemas, repletos de ação e movimento do começo ao fim, as animações do Studio Ghibli possuem um estilo muito particular, alternando situações de excitação com momentos mais contemplativos, que exigem uma postura reflexiva dos personagens. Isso nos dá uma sensação de tempo, espaço e de entendimento sobre quem eles são. Dessa forma, podemos absorver pouco a pouco tudo o que é apresentado, sendo ainda capazes de deixar brotar emoções e sensações que se manifestam a partir dessas cenas. É como se uma ponte fosse construída entre esses mundos imaginários e aquilo que vivemos intimamente em nossas vidas.

Confira abaixo os trailers de algumas dessas clássicas animações:

A Viagem de Chihiro

Chihiro é uma menina de 10 anos que está de mudança com os seus pais para uma cidade diferente. Chegando ao novo povoado através de um curioso atalho, eles encontram uma mesa farta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente algo estranho no ar e vai investigar o local, mas quando volta seus pais já se empanturraram de tanto comer e se transformaram em porcos. A menina tenta achar uma maneira de romper o feitiço e resgatá-los enquanto trabalha para uma ambiciosa bruxa em uma casa de banhos termais.

Meu Vizinho Totoro

As irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo para ficar mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelos olhos das crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras nesse novo lugar!

O Castelo Animado

Uma famosa e temida bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia em busca do Castelo Andante, habitado por um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter essa magia.

O Serviço de Entregas da Kiki

É tradição para as jovens bruxas que deixem suas famílias na noite de lua cheia para construir o seu próprio caminho. Essa noite chega para Kiki, que resolve seguir o seu sonho, embarcando numa vassoura com destino a maior experiência de sua vida!

Separe um tempo para curtir esses filmes na companhia das crianças, pois eles certamente irão encantar os olhos infantis e adultos com toda a sua criatividade e beleza!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar