Diferenças culturais entre os pais: como isso impacta na educação das crianças? | Labedu
Casos e Referências

Diferenças culturais entre os pais: como isso impacta na educação das crianças?

30 de maio de 2016

Diferentes famílias, diferentes casais… Tomar decisões sobre a educação das crianças é sempre um desafio, ainda mais quando as diferenças culturais entram em jogo.

Não importa qual a constituição familiar, sempre que a educação dos filhos é dividida entre duas ou mais pessoas há muito que se decidir, e isso sempre representa um grande e importante desafio.  Os sonhos e desejos de cada um em relação à criança, a forma como foram educados, a época, tudo pode impactar no momento de se definir quaisquer aspectos da educação dos filhos. E essa tarefa pode se tornar ainda mais desafiadora quando as questões culturais também se colocam em pauta.

Casais formados por pessoas de diferentes nacionalidades lidam com demandas culturais que intervêm diretamente nesse processo de tomada de decisões: que grau de autonomia e independência se espera de uma criança em determinada idade em um e outro país? Qual a rotina diária da criança e como ela pode ser mais ou menos flexível no período de férias ou finais de semana?  O que exigir das crianças em diferentes idades?

Alguns desses casais, vivendo aqui no Brasil ou em outros países, foram convidados a comentar como lidam com essas e outras questões. Confira, a seguir, algumas das respostas, apresentadas pelo Estilo.uol:

Mesmo tendo uma mesma nacionalidade, as diferenças podem ser grandes. No Brasil, por exemplo, um país tão multicultural, ter nascido ou morado no norte ou no sul, já pode implicar em estilos distintos de viver e de educar os filhos. Do mesmo modo, quando se pensa e se vê a infância de formas distintas, quando se segue diferentes religiões etc. Por isso, discutir, negociar e chegar a consensos são ações fundamentais para que os pais tomem decisões sobre a educação da criança.

E se você tem uma experiência em que marcos culturais influenciaram ou influenciam a educação dos seus filhos ou mesmo a que você recebeu, compartilhe com a gente!

Outros depoimentos de famílias podem ser encontrados aqui.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar