“O álbum de Irina”, outra das histórias do Espaço de Leitura, aproxima as crianças das autobiografias, ajudando-as a retomar suas próprias memórias. Vamos conhecer mais sobre ela?
Irina tem 4 anos e sua mãe está grávida, esperando seu irmãozinho. As duas, juntas, organizam o que será o quarto do bebê e sua mãe pergunta a ela sobre um nome para ele. A partir daí, um mundo de memórias se descortina, ajudando Irina a conhecer e a se lembrar de episódios de sua vida quando pequena ou, melhor, quando era ainda menor.
Esse é outro livro do Espaço de Leitura, que, conforme já apresentado aqui, reúne histórias que divertem, emocionam e provocam aprendizagens significativas, em especial ao ampliar as experiências das crianças com os recursos da linguagem.
“O álbum de Irina” é apresentado à menina por meio de fotos que preservam memórias de sua história de vida até aquele momento, explicitando marcos importantes, como as primeiras palavras, e momentos de interação com pessoas queridas, como sua avó e seus pais. Para as crianças, isso atua como uma linha do tempo, permitindo que organizem fatos ocorridos desde o nascimento e ainda pode instigar a retomada de suas próprias memórias – com a ajuda de seus pais ou avós e de seu próprio álbum de fotos ou mesmo de vídeos. São vários os componentes psicológicos, linguísticos e culturais que intervêm nesse processo de retomar e falar sobre o passado: como a memória autobiográfica, a construção do sentido do “eu” e, por fim, o desenvolvimento das narrativas pessoais que ajudam a dar significado às próprias experiências. É por meio da linguagem que as crianças entram em diálogo com os outros sobre as experiências vividas e têm a oportunidade de construir novas representações a partir de perspectivas subjetivas. Para saber mais sobre estes aspectos acesse o guia de fundamentação que também acompanha o livro.
O site traz um conjunto de atividades que acompanham cada uma das histórias. São situações que apoiam a atuação dos adultos e os ajudam a tornar a interação das crianças com o texto ainda mais potente. No caso de “O Álbum de Irina” as atividades, que podem ser acessadas aqui, sugerem intervenções que podem ser feitas numa leitura inicial para a criança, ideias de como usar recursos gestuais, da própria voz – como entonações distintas para marcar personagens e narradores – e ainda outras intervenções favorecendo novas e distintas retomadas da história e ampliando sua possibilidade de compreensão e apreciação.
Como acontece também com as demais histórias do Espaço de Leitura, “O álbum de Irina” pode ser lido para a criança por um leitor mais experiente, pode ser ouvido por meio do áudio ou pode ter sua leitura assistida e, é claro, também pode ser lido pela própria criança. Algumas marcas presentes no texto apoiam a leitura, indicando trechos que cabem ao narrador – em maiúsculas – e os diálogos entre as personagens – em imprensa. Para os leitores iniciantes são indícios importantes que colaboram para o enfrentamento do texto e sua compreensão.
Irina e suas memórias de quando pequena vão mesmo encantar a todos e, quem sabe, também favorecer bons momentos de conversa e de retomada da história de vida de cada criança que interagir com ela! Vamos conhecer mais este livro?