Uma história para brincar com as palavras e com a linguagem, explorando adivinhas, rimas e outras combinações sonoras!
Rimas, aliterações, adivinhas e outras formas de brincar, explorar e compreender melhor a linguagem. E isso tudo sem deixar de lado a possibilidade de se divertir com o estranho e brincalhão duende Gumercindo, personagem que invade uma sala de aula e instiga as crianças a falarem como ele.
No livro “O duende Gumercindo” o foco está na oportunidade de as crianças conhecerem melhor distintos recursos que estabelecem combinações entre palavras não necessariamente vinculadas a seus significados. Trata-se de uma ocasião para explorar e manipular a linguagem por meio de jogos.
Esses jogos com a linguagem, usuais em diferentes línguas, são marcas culturais: trava-línguas, rimas, adivinhas, piadas, entre outros, são criados e usados por adultos, mas também integram a cultura infantil.
Como jogar e aprofundar com essa história
Como nas demais histórias, “O duende Gumercindo” traz atividades, jogos e pistas que podem ser aproveitados pelas crianças sozinhas ou na interação com outras crianças e adultos.
Dentre as propostas que se tornam mais favoráveis quando feitas com o apoio de adultos, está, por exemplo, a aprendizagem de trava-línguas. Veja a seguir um passo-a-passo de como brincar com as crianças:
Há também sugestões de aprofundamentos do conteúdo linguístico, como o jogo do eco:
Por meio de situações como essas, as crianças ampliam suas possibilidades de uso da linguagem, refletem sobre o funcionamento da língua e aumentam seus repertórios de palavras. E, é claro, também vivenciam a experiência de ouvir ou ler e apreciar histórias. O conto “O duende Gumercindo” também está disponível em vídeo, lido pela contadora Edi Fonseca:
Acesse “O duende Gumercindo” e outras histórias no Espaço de Leitura e proporcione momentos de diversão e aprendizagens para as crianças!