Estereótipos nos filmes infantis | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Estereótipos nos filmes infantis

4 de abril de 2014

Ao contrário do que se pode imaginar, os filmes infantis merecem especial atenção dos pais e dos adultos em geral. Muitas vezes se pensa que esses filmes são simples divertimento e passatempo para as crianças. Na verdade, todo conteúdo que chega às crianças são apropriados por elas. Por isso, atenção! 

Se olharmos com mais cuidado e olho crítico, muitos filmes animados, queridos de nossa infância, provavelmente nos surpreenderiam pelo conteúdo preconceituoso e estereotipado.

Em muitos filmes da Disney, por exemplo, podemos ver que a grande maioria dos personagens principais é composta por pessoas brancas, magras e incrivelmente perfeitas. Aqueles que não entram nessa categoria, geralmente são personagens secundários, com papeis muitas vezes equivocados e extremamente estereotipados.

Na revista americana, Yes! Magazine, encontramos um artigo de Christopher Zumski Finke que propõe uma diversificação dos filmes de forma a possibilitar às crianças um universo que tenha mais respeito à variedade, promovendo pensamento sobre alguns valores essenciais próximos aos clássicos da Disney.

Assim, propõe, por exemplo:

  • Viagem de Chihiro (2001) no lugar de Peter Pan (1953)
  • Coraline (2009) no lugar de A pequena sereia (1989)
  • As aventuras de Azur e Amar (2006) no lugar de Alladin (1992)

chiriro

.

coral

.

aladim

Vale a pena ler suas justificativas e comparações clicando aqui.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar