Pais retratam infância livre de consumismo e tecnologia | Labedu
Casos e Referências

Pais retratam infância livre de consumismo e tecnologia

Imagem retirada de Catraquinha.
Em parceria com Catraquinhaicone-link-externo

O Catraquinha é fruto de uma parceria entre o Instituto Alana e o Catraca Livre. O site reúne informações interessantes para pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância – com o intuito de empoderá-los para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer em sua plena potência a criatividade e a autonomia.

15 de setembro de 2016

Pais fotógrafos, que decidiram ofertar à filha uma infância sem tecnologia e consumismo, retratam cotidianamente sua relação com os outros, consigo e com a natureza. Vale conferir o que nos apresentou nosso parceiro Catraquinha!

Retratos para Yayá é um projeto fotográfico iniciado em 2012. É uma espécie de diário fotográfico sobre a pequena Yasmin, carinhosamente chamada Yayá. O projeto foi criado pelos fotógrafos e pais Sávio Freire e Irmina Walczak.
O casal retratou a infância vivida pela filha: livre de consumo, televisão e tecnologia e próximo às pessoas queridas e à natureza. Tudo num quintal de uma casa logo ali em Brasília.

Agora chegou a hora de reunir as fotos em um livro. Para concretizar o projeto, o casal criou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse. O livro vai celebrar não somente a fotografia, de família em especial, mas também aquela infância que desejamos para as crianças. Clique aqui para apoiar.

Estarão na obra, as melhores imagens do projeto, algumas delas inéditas, e um texto em português, polonês e inglês, sobre os processos criativos desenvolvidos em família e sobre os benefícios e desafios da infância livre.

Ainda que não se tenha como disponibilizar um vasto quintal, como vemos nas imagens do vídeo e nas fotos, e nem se deseje distanciar a criança totalmente das tecnologias, o projeto nos faz refletir sobre aspectos da infância que precisam ser vivenciados, com tempo, sem pressa, como a interação com os outros – familiares e amigos -, com a natureza e consigo mesmo ( para brincar, para ficar quieto e observar, para experimentar…). Essas vivências são fundamentais na vida da criança e precisam ser asseguradas, pois trazem impactos importantes ao seu desenvolvimento.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar