19 de setembro de 2014
Médicos indicam a leitura para bebês – À medida que crescem, alunos deixam de usar bibliotecas – Índices de aprendizagem de leitura muito abaixo do adequado – Quantidade de livrarias no Brasil – QUE RELAÇÕES PODE HAVER ENTRE ESSES DADOS?
Se quisermos construir um país de leitores, como sabemos que é necessário, alguns dados precisam ser relacionados e analisados de forma orgânica, considerando toda a complexidade que envolve o tema.
Partindo de dados recentes destacamos algumas informações:
Médicos recomendam leitura para as crianças com menos de 3 anos. Isso porque
é o período crucial para o desenvolvimento do cérebro e de habilidades como falar, aprender e pensar.
No Brasil
chegam ao 3o ano do Ensino Fundamental sem aprendizagem adequada de leitura…
não sabem escrever.
O uso da biblioteca escolar cai com o crescimento da escolaridade dos alunos no Brasil.
Segundo levantamento recente, o número de alunos que nunca ou quase nunca utilizam a biblioteca escolar salta de
O Brasil tem hoje
A UNESCO recomenda
Vale a pena pensarmos sobre esses dados.
Recomenda-se leitura como diferencial no desenvolvimento, mas o acesso aos livros parecem não estar na mesma direção. Os resultados nos níveis de aprendizagem podem ser acompanhados – de maneira alarmante – pelos índices nacionais…
Caso queiram acompanhar as reflexões numéricas sobre leituras anteriores, clique aqui e aqui.
Para saber mais sobre os conteúdos tratados aqui:
- Leitura sem livraria
- Médicos “prescrevem” livros para crianças com menos de 3 anos
- Por que os alunos abandonam as bibliotecas conforme crescem?