Livros que fazem as crianças crescerem #21 - Livros sobre política | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #21 – Livros sobre política

8 de janeiro de 2016
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Falar de política com crianças não é tarefa fácil. Ainda mais quando os temas são polêmicos e de grande complexidade. A Boitempo Editorial resgatou livros que podem ajudar! Veja aqui!

A política é um tema fundamental a ser introduzido desde cedo e continuamente na aprendizagem das crianças. É importante que elas, aos poucos, tenham ferramentas para entender mais sobre a vida em sociedade, os interesses coletivos e as práticas de cidadania. Ensinar sobre política envolve inúmeras possibilidades de ação e de discussão: desde pensar sobre fatos históricos estimulando o questionamento e a crítica até enfrentar situações reais de convívio com as diferenças.

Para auxiliar nessa tarefa, a Editorial Boitempo reeditou uma coleção de livros elaborada por educadores espanhóis em 1977, após a queda do ditador Francisco Franco. São quatro volumes, dois deles já em circulação e outros dois previstos para março. Os títulos “A ditadura é assim”, “A democracia pode ser assim”, “O que são classes sociais?” e “As mulheres e os homens” além de tratar sobre o tema proposto, contam com ilustrações, sugestões de questões para conversar com as crianças ao final da leitura e análises de especialistas atuais contextualizando os assuntos discutidos.

Imagem retirada do facebook da Boitempo Editorial.

Vale ressaltar que a ideia da coleção é que o texto seja explorado em conjunto com um adulto disposto a responder perguntas e adicionar novos pontos de vista ao conteúdo do texto. Segundo a editora, o objetivo dos livros não é esgotar as possibilidades de discussão, mas sim introduzir a política aos pequenos e abrir portas para que o interesse pelo tema prossiga.

Para saber mais detalhes sobre os livros, recomendamos a leitura da matéria publicada pela Carta Educação, clicando aqui. Esperamos os comentários de vocês contando as conversas interessantes que surgirem com as crianças!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar