Livros que fazem as crianças crescerem #29: mais sobre temas difíceis e complexos | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #29: mais sobre temas difíceis e complexos

26 de agosto de 2016
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Essa edição apresenta mais livros que tornam temas difíceis e complexos acessíveis aos pequenos.

Alguns livros trazem em suas temáticas aspectos complexos que, quando lidos e tomados como focos de conversas com as crianças, permitem que elas compreendam melhor a vida e o mundo que as rodeia.

O primeiro deles traz a morte como dilema. A história contada em O coração e a garrafa começa tão logo o livro é aberto: na guarda, já se vê pequenas cenas de interação entre um homem adulto e uma criança. A sutileza dessas imagens leva o leitor a ver um pouco além, a enxergar a possível relação entre os dois. A menina fazia muitas coisas e o pai, presente apenas nas ilustrações, está sempre por ali, até que um dia, sua cadeira fica vazia. A tristeza e a dor são tamanhas que a menina engarrafa seu coração, para deixá-lo a salvo. Ela cresce e um dia quer seu coração de volta, mas não sabe como conseguir isso.

O coração e a garrafa
Texto e ilustrações de Oliver Jeffers
Editora Salamandra


Detalhe de uma das páginas internas de O coração e a garrafa

O coração e a garrafa é mais um livro-álbum, como os apresentados aqui e aqui. Por isso, muito da história é contado pelas ilustrações, pelas relações entre personagens e objetos nelas inseridos, pelas cores, luzes e sombras. Um livro delicado para tratar da morte, da tristeza, da saudade e das lembranças.

E será mesmo que alguém pode se tornar invisível? Havia um menino que via Os Invisíveis e parecia mesmo que na sua família só ele os via: estavam recolhendo lixo, fazendo malabarismos nos semáforos, pedindo esmolas… Mas esse menino cresceu… E será que ele continuou com esse super poder?

Os invisíveis
Texto de Tino Freitas e ilustrações de Renato Moriconi
Editora Casa da Palavra

Página interna do livro Os invisíveis

Esses e outros tanto “invisíveis” precisam estar bem visíveis para todos nós, inclusive para as crianças. Conversar sobre trabalhos e trabalhadores, sobre a importância de todos eles, sobre os problemas sociais que geram desemprego, pobreza, sobre as pessoas que vivem nas ruas… Temas difíceis, mas que usualmente já fazem parte do cotidiano das crianças. O livro ajuda a vê-los e a pensar sobre eles, afinal queremos que as crianças cresçam e continuem a “ver”.

Pais costumam almejar nunca perder a paciência, nunca gritar, apenas conversar, ponderar… Porém, nem sempre é assim. Há vezes – poucas vezes e não querem que se repita – em que realmente a paciência parece que se esvai e quando se vê já se alterou o tom e o volume da voz, já se ficou mais zangado do que se desejava… E é preciso reconhecer que se errou e é preciso pedir desculpas… Mamãe Zangada coloca um pássaro filhote a contar como se sentiu quando sua mãe ficou mesmo muito brava, muito mesmo, e gritou com ele.

Mamãe Zangada
Jutta Bauer
Editora: Cosac Naify

post 26087

Detalhe de páginas internas do livro Mamãe Zangada

Pode não ser um tema tão complexo ou difícil como tantos outros, mas conversar sobre erros e sobre a importância de reconhecê-los é fundamental para as crianças, e para os adultos também.

*Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar