Livros que fazem as crianças crescerem #3 - Livros que apostam no leitor | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #3 – Livros que apostam no leitor

23 de outubro de 2013
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Alguns livros parecem ser feitos de maneira a abrir espaço para que o leitor seja um coautor do texto. Livros que apostam na competência leitora do leitor!

É desses livros que queremos falar hoje. Livros que abrem espaços, não fecham com conclusões simples ou lições de moral. Não tratam do politicamente correto e nem tem a intenção de ter uma única interpretação.

Proporcionar às crianças livros que podem abrir espaço para discussões, conversas, reflexões, pode ser um bom começo para a formação de leitores críticos, que tenham suas próprias opiniões e saibam argumentar sobre elas… e assim, quem sabe, possam assumir uma postura mais participativa e ativa na vida como um todo.

Papai e eu, às vezes

Escritora e ilustradora: María Wernicke / Tradutora: Carla Caruso

Editora: Callis / Ano: 2010

Este livro-álbum todo preto e branco traz de forma delicada a relação entre pai e filha. Como os sentimentos afloram… como se dá a cumplicidade… como é o cotidiano… como vemos o outro e a si mesmo…

Narrado pela personagem – a menina – sem nome ou identificação, poderia ser uma menina qualquer, inclusive o próprio leitor ou leitora.

As imagens parecem ser feitas por duas pessoas diferentes. Seria uma a criança e a outra um adulto? Seria uma da imaginação e a outra da realidade?

Muitas leituras, muitas possibilidades. Vale a pena!

O guarda-chuva verde

Escritor: Yun Dong-jae / Ilustradora: Kim Jae-hong / Tradutor: Yun Jung Im

Editora: SM / Ano: 2011

Guarda chuva dentro

Sobre a delicadeza, a humanidade, a generosidade… e também o outro lado desses sentimentos: o egoísmo, o desrespeito, a falta de cuidado.

Tudo isso pode ser lido no pequeno livro com imagens que remetem a um país oriental.

Mas, longe de passar lições de moral, abre espaço para apreciação das imagens, a representação do guarda-chuva que fica encostado na parede, passada a chuva forte.

Lindo!

Tom

Escritor e ilustrador: André Neves

Editora: Projeto / Ano: 2012

Tom dentro

Quem é Tom?

Como é a relação com um irmão que se comporta de maneira tão diferente e ao mesmo tempo pode ser tão cúmplices? O livro mostra de maneira poética a relação com a vida: “escutar o silêncio”, “rodopiou a gravidade”…

E, em um cuidado especial com a edição do livro, há escondidas em suas guardas mensagens para um leitor mais atento. Além disso, traz ao final, os estudos do autor para a composição das imagens.

Puro deleite!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar