Livros que fazem as crianças crescerem #32: grandes autores para pequenos leitores | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #32: grandes autores para pequenos leitores

24 de fevereiro de 2017
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Autores de literatura brasileiros e mundialmente consagrados também dedicaram parte de suas obras às crianças. Conheça aqui alguns deles!

A cultura literária brasileira conta com inúmeros grandes autores. Vários deles possuem obras publicadas em vários países e traduzidas para distintos idiomas, compondo edições e reedições ao longo de décadas ou até atravessando séculos. Alguns desses grandes autores também se voltaram ao público infantil e selecionamos três exemplos para este post. Confira!

Clarice Lispector nasceu em 1920 na Ucrânia, mas foi no Brasil que se criou, que viveu e que se constituiu numa das mais renomadas escritoras nacionais. Dentre suas publicações, destacam-se títulos infantis, alguns deles escritos para os próprios filhos, Pedro e Paulo, quando pequenos. Selecionamos dois livros dessa autora:

O mistério do coelho pensante
Quase de verdade
Texto: Clarice Lispector
Ilustrações: Mariana Massarani
Editora Rocco-Jovens Leitores

O mistério do coelho pensante foi um conto criado pela autora a partir de suas experiências, vivenciadas com os dois filhos, com coelhos de estimação. A história é escrita quase em tom de conversa ou de carta pessoal em que Clarice se dirige a Paulo, um dos filhos, e com certeza também a todos nós, leitores.

Joãozinho é um coelho branco e vive em sua gaiola. Misteriosamente, ele, que pensa remexendo o nariz, descobre um jeito secreto de sair de sua gaiola e se aventurar pelo mundo. Como descobrir esse segredo? O que fazer para evitar suas fugas? E é mexendo e remexendo o nariz que Clarice, e seus leitores, podem perseguir esse mistério e outros tantos que são apresentados na obra.

post24023

Detalhe de página interna de O mistério do coelho pensante

Quase de verdade é uma história narrada por Ulisses, o cachorro cuja dona é Clarice. Nessa história ele relata aventuras vividas no quintal de Dona Oniria e Seu Onofre, com elementos da natureza que ali habitam ou transita e que surpreendentemente possuem nomes sempre iniciados com O (para lembrar os ovos que estão presentes nos bolos fantásticos feitos por Oniria!), como os galos Ovidio e Odissea e a nuvem Oxelia. A aventura se desenrola a partir de decisões da figueira, uma árvore ditadora e sovina, que bagunça todo o quintal. Será preciso, então, que os galos e galinhas consigam ajuda para resolver essa situação.

Escritor de contos e romances mais do que conhecidos, Erico Veríssimo também resolveu contar grandes histórias aos pequenos. Nascido no Rio Grande do Sul, em 1905, teve muitos trabalhos diferentes antes de se dedicar à escrita literária e se dizia ser apenas “um contador de histórias”. Para as crianças, produziu vários livros, entre eles alguns que fazem parte da Coleção Erico Veríssimo, da Companhia das Letrinhas. Selecionamos dois deles aqui:

O urso com música na barriga
A vida do elefante Basílio
Texto: Erico Veríssimo
Ilustrações: Eva Furnari
Editora Companhia das Letrinhas

Organizado em capítulos, A vida do elefante Basílio traz a biografia desse herói, que nasceu em Bengala, na Índia, e correu o mundo, vivendo num zoológico, num circo e se tornando o amigo de estimação do garoto Gilberto. Ao longo de suas aventuras, Basílio aprende muito sobre as coisas e sobre a vida!

Página interna de A vida do elefante Basílio

Lá no maravilhoso e imenso Bosque Perdido se passou a história do “Urso-com-Música-na-Barriga”. Foi uma história tão incrível que todos os moradores do Bosque Perdido comentaram, desde seu nascimento. Saiu até como notícia no jornal: porque o incrível ursinho não chorava, mas tocava música. Acontece que seu irmão, o Urso-Maluco, resolveu pregar uma peça e deixar o Urso-com-Música-na-Barriga na beira da estrada. E o que acontecerá com esse pequeno e bonzinho urso? Onde irá parar? Com quem?

E para fechar com chave de ouro essa leva de indicações, que tal um grande poeta? Sim, Mario Quintana também escreveu poemas que dedicou às crianças e jovens. Dentre seus livros para esse público, destacamos aqui:

Lili inventa o mundo
Texto: Mario Quintana
Ilustrações: Suppa
Editora Global

Pé de pilão
Texto: Mario Quintana
Ilustrações: Cárcamo
Editora Ática

Lili inventa o mundo  e é uma princesa que deseja entender o que vê e vive todos os dias, como as estações do ano, o vento, a mentira, os sonhos das lagartas… Lili é assim como todas as crianças – e como todos os que têm alma de criança: sonha, imagina, inventa… E assim são também as poesias de Lili inventa o mundo, para alimentar a alma infantil de seus leitores.

Página interna de Lili inventa o mundo

Pé de pilão é composto integralmente por versos duplos e rimados, muito divertidos e que vão compondo uma pequena grande história – que só podia ser criada por um grande poeta! – na qual surgem os mais diferentes e inusitados personagens, como animais, crianças, fadas e bruxas e que vão se entrelaçando e originando mais história e mais personagens.

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar