Livros que fazem as crianças crescerem #52: delicadeza, sutileza e força nas obras de Stephen Michael King | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #52: delicadeza, sutileza e força nas obras de Stephen Michael King

30 de janeiro de 2019

Bons adjetivos para falar da obra deste autor australiano! Confira aqui.

A delicadeza presente na escolha das palavras e dos traços e cores que dão vida aos personagens e aos cenários; a sutileza das mensagens, com tão poucas palavras que dizem tanto; a força dos enredos e dos próprios personagens são aspectos marcantes na obra do autor e ilustrador Stephen Michael King.

Embora seu público-alvo seja as crianças, é impossível afirmar que seus livros não causam impacto nos adultos. Na verdade, em alguns momentos, tem-se a impressão de que a mensagem é mesmo para os adultos que interagem com as crianças.

É assim em Patrícia, a pequena menina sonhadora e cheia de ideias que dá título ao livro e deseja muito compartilhar com alguém tudo o que passa por sua cabeça – e que não é pouca coisa -, mas que não encontra quem se dedique a escutá-la. Sua mãe está ocupada, seu pai também (embora ela desconfie do contrário) e é a hora de soneca de seu avô. O que fazer, então? Ela resolve literalmente colocar em palavras tudo o que pensa, deixando a todos sem palavras.

Patrícia
Texto e ilustrações de: Stephen Michael King
Editora Brinque-Book

 

Detalhe de página interna do livro “Patrícia

Além da marcante personagem central, o autor ainda encontra espaço para tratar da tão singular relação entre avós e seus netos, deixando o final da história com a sensação de que, se há alguém que sempre tem tempo para as crianças, esses são os avós.

Ana, Guto e o Gato Dançarino também trata de desejos, mas dessa vez, de que a criatividade e a sensibilidade tenham lugar no cotidiano das pessoas. Ana é uma jovem inventora que cria de tudo com os objetos que coleta por onde caminha. Aqui, as artes de criar objetos, de colorir o mundo e de dançar, nem sempre vistas, apreciadas e valorizadas ganham espaço.

Ana, Guto e o Gato Dançarino
Texto e ilustrações de: Stephen Michael King
Editora Brinque-Book

Amizade e companheirismo são outras das marcas que as histórias de King carregam. Em Guto e no Gato, Ana encontra a mesma sensibilidade e criatividade que ela tem e aprende com eles a arte de viver a vida de forma mais leve e mais corajosa, conseguindo, assim, tocar as outras pessoas da cidade.

Detalhe de página interna de Ana, Guto e o Gato Dançarino

Em Eu te amo também, com uma delicada economia de palavras e belas ilustrações, King vai mostrando que o amor e o companheirismo são invencíveis.

Eu te amo também
Texto e ilustrações de: Stephen Michael King
Editora Brinque-Book

Não importa se chove ou faz sol, se um resfriado pega um e depois o outro, se é dia ou noite, não importa o que se tem a fazer no dia, o que importa é que “você me ama e eu te amo também”.

Detalhe de página interna de Eu te amo também

Vale a pena mergulhar com as crianças nesse universo das histórias de Stephen Michael King para que se encantem com as tantas delicadezas e com os sentimentos que suas obras despertam, deixando a nós, seus leitores, mais e mais humanos.

 

Gostou das nossas dicas? Procure os livros em uma biblioteca próximo a você e aproveite do momento da leitura junto das crianças! Caso não encontre, também é possível adquirir as obras através dos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar