O papel da família no desenvolvimento das crianças | Labedu
Dicas Práticas e indicações

O papel da família no desenvolvimento das crianças

Imagem retirada de Pixabay.
11 de março de 2016

Publicação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal discute o tema. Vale conferir! 

Imagem retirada de: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Sabemos e insistimos na ideia de que os adultos que convivem de maneira mais próxima à criança, em geral seus familiares, possuem um papel fundamental no seu percurso de aprendizagem e de desenvolvimento.

Não importa qual a constituição familiar, visto que na atualidade temos uma diversidade de famílias, o que conta mesmo é como os vínculos afetivos se constituem, como os adultos se portam como modelos e como, além disso, propiciam, mediam e potencializam interações da criança com o mundo que a rodeia.

Ter um papel tão primordial no desenvolvimento infantil é algo que merece nossa reflexão. E é com esse intuito que a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal lançou, no final de 2015, uma nova publicação intitulada Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil – parentalidade em foco. Destinada a educadores e, mais precisamente, à família, o livro reúne uma coletânea de artigos de especialistas de diversas áreas discorrendo sobre temas que “contribuem para o fortalecimento dos cuidadores em tarefas como cuidar, proteger, estimular e interagir com seus filhos pequenos, o que impactar diretamente do desenvolvimento infantil.”

Como eixo central dos artigos está a busca por reforçar e fortalecer o papel dos cuidadores nas práticas e atitudes que impactem favoravelmente no desenvolvimento das crianças. A publicação pode ser lida online e está também disponível para download. Acesse-a aqui.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar