Por que ensinar as crianças a costurar?
Dicas Práticas e indicações

Por que ensinar as crianças a costurar?

Imagem retirada de Coloured Buttons
11 de março de 2019

Aprender a costurar, bordar e tecer desenvolve coordenação motora, paciência e criatividade.

Há algumas gerações era bastante comum que crianças aprendessem a costurar. Hoje, é raro encontrar um pequeno que saiba pregar um botão. No mundo contemporâneo, apesar de as pessoas comprarem roupas em loja em vez de costurá-las, o hábito da costura é uma habilidade que vai muito além de saber fazer bainha: trata-se de uma atividade que exercita a criatividade e a chamada coordenação motora fina, que é a capacidade de realizar tarefas delicadas e precisas com as mãos. Costurar também favorece a atenção e a concentração, tão importantes para distintas atividades cotidianas.

Com o tempo, a criança pode aprender a fazer as próprias roupas e outros objetos como almofadas e brinquedos. Quando uma roupa rasga, a criança pode ganhar a perspectiva do remendo e pode tentar consertar a peça. Por meio da costura, ela também pode passar a compreender como as roupas são feitas, quanto tempo demora e qual é o esforço envolvido — essa noção pode ser uma aliada para conversar sobre práticas de consumo conscientes.

Além disso, ocasiões festivas como carnaval, festa junina e dia das bruxas se tornam oportunidades para exercitar a criatividade e a autonomia, pois as crianças podem fazer as próprias fantasias!

Também existem vários outros jeitos de “costurar”: tricotar, bordar, tecer e fazer crochê ou ponto de cruz são diferentes possibilidades dentro do mesmo universo e que proporcionam um conjunto parecido de aprendizagens. Cada técnica é diferente, mas todas exercitam a coordenação motora e todas permitem que as crianças manifestem sua criatividade, permanecendo atentas e concentradas por mais tempo em uma só atividade.

Finalmente, costurar é um grande exercício de paciência. Um projeto de costura, ainda mais quando na fase de aprendizado, envolve ficar sentado por um longo período de tempo, com foco e delicadeza. Muitas vezes é necessário refazer alguma coisa, o que pode ser bom, já que também aprendemos errando e tentando de novo até acertar.

Que tal presentear o seu pequeno com lições de costura? Vocês podem começar com pequenos projetos, como criar roupas para um boneco ou bicho de pelúcia, compor uma colcha de retalhos ou até um quadro feito com bordado.

Algumas dicas:

  • Sempre supervisione o momento de costura, já que envolve peças pequenas e pontiagudas (agulhas e alfinetes);
  • Ensine medidas de segurança, como nunca colocar agulhas na boca. Sempre que não estiver usando a agulha espete-a em uma almofada de alfinetes, de modo a nunca a perder de vista;
  • Para evitar que a criança machuque os dedos com a agulha, providencie um dedal;
  • Use linhas coloridas e pedaços de tecido variados, com diferentes cores, estampas e texturas: além de mais divertido e visualmente chamativo, é um jeito de ensinar a criança sobre os diferentes tecidos que existem;
  • Desenhar em cima do tecido e seguir o padrão depois com a agulha e linha é um jeito fácil de começar a aprender;
  • Oriente as crianças a inventarem projetos pequenos ou monte um projeto em família que vocês possam fazer juntos ao longo de vários dias, semanas ou até meses!

Algumas ideias:

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar