Pensando nas férias – algumas dicas para vivenciar e proporcionar momentos especiais com as crianças | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Pensando nas férias – algumas dicas para vivenciar e proporcionar momentos especiais com as crianças

3 de julho de 2015

As férias de julho se iniciam. Que tal algumas dicas para viver  boas experiências com as crianças?

Não importa se há uma viagem programada ou se a ideia é ficar mesmo na cidade onde mora. Não importa se apenas as crianças estarão em férias ou se também estará toda a família. O que importa é que é sempre possível aproveitar o tempo que se tem e o lugar onde se está para interagir, bem de perto, com as crianças e promover experiências significativas para elas.

Por isso, seguem algumas dicas para esses momentos:

– Garantir que a brincadeira esteja presente no dia a dia da criança e também brincar com ela. Em casa, na praia, em parques, em praças e até no quarto de um hotel, é sempre importante que a rotina da criança contemple momentos para brincar, algo fundamental ao seu desenvolvimento. Também vale lembrarmos de que, no inverno, os dias de sol podem não ser tantos e explorar espaços ao ar livre para brincar favorece inúmeras aprendizagens, além de ser bem divertido.

E para rever um pouquinho do que tratamos sobre o tema por aqui:

Brincar e aprender linguagem   O tempo de ser da criança

Brincar, sim, e ao ar livre!     Brincadeiras que nunca acabam

Visitar museus diversos e exposições de arte, de história, de literatura é sempre uma forma de ampliar o universo cultural da criança, promover a apreciação e, a depender do caso, conhecer um pouquinho mais sobre a história e a cultura do lugar em que se está ou do mundo. E para que esse seja um passeio divertido e proveitoso vale a dica de preparar a criança para a visita. Entrar no site do museu ou do espaço a ser visitado, informar e mostrar antes um pouquinho do que ela encontrará por lá são sempre boas maneiras de instigar a curiosidade. Vale também antecipar o que se pode ou não fazer durante a visita.

E para rever um pouquinho do que tratamos sobre o tema por aqui:

Quer tornar ainda mais divertida uma visita ao museu com crianças?

Curtas que arrebatam #17    Museus de literatura infantil

Divertir-se na cozinha, preparando pratos deliciosos e ajudando as crianças a conhecer melhor e a experimentar alimentos é outra sugestão interessante para esses dias. A criança, a depender da idade, pode exercer diferentes tarefas, desde observar o adulto ou apoiá-lo, inserindo ingredientes, ajudando a mexer ou bater, até preparar ela mesma algum prato.  Observar ou atuar no preparo de receitas permite que as crianças lidem melhor com a experiência de conhecer novos sabores.

E para rever um pouquinho do que tratamos sobre o tema por aqui:

Criança e cozinha… muitas oportunidades       Crianças e culinária

Salada saladinha, bem temperadinha?

Interagir com plantas e animais, além de ser divertido, favorece aprendizagens importantes. As plantas são seres vivos e é preciso de responsabilidade no cuidado para com elas: não se pode esquecer de regá-las com a frequência necessária, mantê-las ao sol ou à sombra, a depender da espécie; algumas plantas são também alimentos e cultivá-las pode instigar que sejam consumidas pela criança. No caso dos animais, reconhecê-los também como seres vivos pode favorecer a construção de relações de amizade, carinho, respeito e responsabilidade. Além disso, vale aprender um pouco mais sobre cada ser vivo, em que são semelhantes ou diferentes de nós.

E para rever um pouquinho do que tratamos sobre o tema por aqui:

O que aprendemos com os outros animais?     Curtas que arrebatam #13

Curtas que arrebatam #15

Ler para a criança e explorar espaços que favoreçam a interação com a literatura, como bibliotecas, livrarias ou mesmo sites e vídeos. A ideia é colocá-la em contato com histórias, das mais diversas. Ler para as crianças e fomentar a interação delas com os livros é algo que deve acontecer desde muito cedo, pois favorece, além da ampliação da capacidade de apreciar, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento social e emocional. Pode ser antes de dormir, dentro do carro, num momento de espera ou de descanso, na praia, na praça, no sítio, no hotel, no sofá de casa ou até olhando as estrelas. Sempre é possível reservar um tempo para os livros!

E para rever sugestões de livros que apresentamos por aqui:

10 book trailers para incentivar a leitura

Livros que fazem as crianças crescerem indicações de 1 a 10

Livros que fazem as crianças crescerem #11     #12     #13    #14    #15

Assistir a curtas divertidos ou emocionantes, que fazem rir, pensar, que instigam  a curiosidade, que suscitam conversas. No notebook, no tablet e até no celular é possível acessar um rico universo dessas breves animações. Pode ser num dia de frio e chuva em casa, na fila de espera para um evento, num restaurante à espera da refeição, qualquer hora é boa para uma história!

E para rever sugestões de curtas que apresentamos por aqui:

Curtas que arrebatam indicações de 1 a 11

Curtas que arrebatam #12     #13      #14     #15     #16     #17

Imagem de página do diário de férias de Mariana, 5 anos.

E, em meio a tanta diversão e a tantas aprendizagens novas, vale sempre reservar um tempinho para retomar o que fizeram no dia, o que viveram na viagem seja por meio de uma boa conversa, seja registrando por escrito e com imagens para guardar de memória os acontecimentos das férias. Um diário pode ser construído com fotos, tickets de ingressos de teatros, parques, museus, desenhos feitos pela criança, itinerários e mapas, legendas (elaboradas por um adulto ou pela criança) etc. Ao final das férias, e também mais adiante, será possível retomar os momentos e as experiências vividos.

Esperamos que aproveitem nossas dicas e, é claro, as férias!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar