Que tal fazer camisetas “mais legais” para as meninas? | Labedu
Casos e Referências

Que tal fazer camisetas “mais legais” para as meninas?

Em parceria com Catraquinhaicone-link-externo

O Catraquinha é fruto de uma parceria entre o Instituto Alana e o Catraca Livre. O site reúne informações interessantes para pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância – com o intuito de empoderá-los para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer em sua plena potência a criatividade e a autonomia.

11 de maio de 2017

Garota de 5 anos escreve carta para grande confecção de roupas, pedindo algo mais interessante para as meninas e é atendida! Confira neste post do Catraquinha.

post1105

Imagem retirada de Catraquinha.

Em março deste ano, o Catraquinha publicou um post (confira aqui) com a história da americana Alice Jacob, de cinco anos, que depois de perceber que as roupas “para menina” de uma determinada loja só tinham opções cheias de babado cor-de-rosa e princesas, resolveu escrever para a marca pedindo roupas “realmente legais”, como ela mesma definiu.

“Vocês podem fazer algumas camisetas realmente legais para meninas? Ou podem criar uma seção que não seja para meninos ou meninas, só para crianças?”, escreveu Alice.

Agora, ela já pode dizer que foi protagonista de um caso pequeno, porém muito significativo, de mudança de posicionamento comercial. Isso porque, depois de receber o pedido da menina, a marca para a qual a carta foi endereçada não só acolheu incômodo com a falta de variedades e distinção de gênero nas ofertas infantis da empresa como também resolveu atualizar o catálogo de produtos.

Quem respondeu a carta foi Jeff Kirwan, presidente da marca. A carta foi publicada na íntegra no jornal The Washington Post. Leia-a a seguir:

“Eu li as cartas que você enviou e queria ser o único a te responder. Sou o Jeff e sou o presidente da Gap. Você parece uma garota muito legal e com muito estilo. Na GapKids, tentamos sempre oferecer uma ampla gama de opções para meninas e meninos. Isto inclui uma seleção para meninas com dinossauros, tubarões, futebol e alguns super-heróis.

Nossa coleção mais recente da Disney inspirada em ‘A Bela e a Fera’ também é sobre a força das meninas. Isso é algo muito importante para nós. Mas você está certa! Eu acho que podemos fazer um trabalho melhor oferecendo ainda mais opções. Eu conversei com nossos designers e vamos trabalhar em coisas ainda mais divertidas que eu acho que você vai gostar.

Entretanto, vou lhe enviar algumas de nossas camisetas da coleção mais recente. Por favor, nos dê sua opinião sobre elas! Os comentários de nossos clientes são muito importantes para nós e eles nos ajudam a criar produtos ainda melhores. “

Além de reforçar o papel da criança como participante ativa das construções sociais e culturais que nos cercam, o caso chama a atenção para a voz ativa dos pequenos e como eles podem ser sujeitos de transformações significativas na sociedade e no modo de consumir.

A história ressalta também a importância de incluir os pequenos na elaboração de projetos e produtos desenvolvidos para eles, colocando em prática uma escuta que considere a criança como o ser pleno que ela efetivamente é.
Cabe ainda valorizarmos o pedido de Alice e refletirmos sobre como nós, adultos, podemos estimular esse comportamento e ajudar que as reivindicações das crianças cheguem aos lugares nos quais realmente podem fazer diferença.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar