11 de setembro de 2015
Aprender a andar de bicicleta, e sem rodinhas, representa uma conquista importante na vida de muitas crianças. Conheça a bicicleta criada para favorecer essa conquista e ainda potencializar outras aprendizagens.
“Eu sei andar de bicicleta. E sem rodinhas.” Essa fala que, muitos de nós já dissemos e que também já ouvimos, explicita uma enorme conquista para inúmeras crianças. Porém, na maioria das vezes, essa conquista é fruto de um longo percurso em que a rodinha cumpre um papel e tanto.
Um novo modelo de bicicleta vem permitindo que essa conquista se efetive mais cedo e ainda contribui para trabalhar aspectos motores essenciais, pois não tem pedal, nem freios e elimina a necessidade das famosas rodinhas. O resultado disso é que, desde pequena, a criança aprenderá a se equilibrar sobre duas rodas, de forma estável e segura.
Além disso, potencializa o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio e da autoconfiança, junto a crianças de 2 a 5 anos, faixa etária para a qual a bicicleta é indicada. Nela, a criança trabalha de modo efetivo seus membros inferiores ao impulsioná-la para andar. Ou seja, toda a energia da criança será investida no “caminhar”.
A bicicleta foi criada por uma empresa da Nova Zelândia e pode ser encontrada no Brasil, aqui e aqui, com algumas variações de modelos.
Veja, abaixo, como ela é e como as crianças a utilizam:
Boas ideias, como esta, que apostam no potencial infantil e ainda favorecem o desenvolvimento da criança são sempre mais do que bem vindas!