29 de novembro de 2017
Para falar sobre processos com as crianças e como as coisas são feitas, resgatamos um antigo quadro do programa Rá-Tim-Bum passado na TV Cultura!
No ar nos anos 90, Rá-Tim-Bum foi um programa de TV direcionado ao público infantil que ganhou vários prêmios, dentre eles a Medalha de Ouro no Festival de Nova York, que todos os anos homenageia os melhores filmes e exibições ao redor do mundo. A atração ensinava noções de higiene pessoal, matemática, português, ecologia e cidadania de maneira lúdica e musicada, bem como contava histórias e mexia com a imaginação das crianças por meio de seus curiosos personagens!
Um dos quadros mais famosos, “Como se faz”, revelava o passo a passo de como objetos que usamos diariamente são fabricados, desde a matéria prima até chegar ao produto final. Além da noção de que as coisas não vêm prontas e dão mais trabalho do que imaginamos para serem feitas, os pequenos podiam aprender que são necessários a dedicação de muitas pessoas e o conhecimento sobre todos os materiais envolvidos para que os objetos pudessem, enfim, ser colocados em uso por nós. É assim que também podem aprender mais sobre as distintas transformações que um material pode sofrer.
Num mundo contemporâneo de facilidades, tecnologias e prontidões quase nos esquecemos de que existem etapas, espera, ingredientes, erros e acertos envolvidos no percurso para que algo se conclua. Quando a criança é capaz de experimentar situações que exigem participação ativa, vivenciando o começo, o meio e o fim de um processo, todas essas questões vão sendo colocadas conforme ela vai manuseando e percebendo esse encadeamento de eventos.
Selecionamos dois vídeos do programa Rá-Tim-Bum que demonstram como são elaborados os desenhos animados e as lanternas – ou pelo menos como era nos anos 90 -, ajudando-as a compreender melhor os estágios de desenvolvimento de artigos como esses, tão presentes no universo infantil:
Desenho animado
Lanterna
E aí, o que achou desse post? Conte-nos abaixo que outros programas ou situações você conhece e que podem ajudar as crianças a fazerem novas descobertas acerca de processos!