17 de março de 2014
A leitura cabe no cotidiano das crianças de hoje? Os pais e outros adultos que convivem com elas são exemplos de leitores? Algumas reflexões sobre a formação leitora.
Já falamos aqui sobre o problema das crianças contemporâneas terem uma agenda cheia de atividades, com pouco espaço para deixarem-se ficar pensando, criando, imaginado. Também já falamos sobre a leitura na vida dos pequenos (aqui, aqui, aqui e aqui). Agora juntando as duas coisas…
Graciela Montes, escritora e ensaísta argentina, uma das autoras mais representativas da literatura para crianças e jovens, em uma entrevista ao jornal El Clarín comentou sobre como formar leitores se relaciona com o tempo disponível para fruir:
Ela também comenta sobre a preocupação dos adultos na formação das crianças como leitores e faz uma provocação:
Essa postura de leitura – os comportamentos típicos de leitores – é o que faz com que uma criança, testemunhando cotidianamente essas atitudes, queira ler. Que ela queira ter as mesmas experiências que os adultos que convivem com elas e queira adentrar e compartilhar desse universo com outros leitores que admira.
Você pode se considerar um exemplo de leitor para seus pequenos?
Comente aqui conosco.