11 de julho de 2014
Encontrar um post com uma lista de 20 museus dedicados à ilustração e literatura infantil parece algo incrível! Mas, para além da magia de entrar nesse mundo, queríamos também analisar o que parece sinalizar esse tipo de iniciativa.
Museu Roald Dahl.
Que a literatura, as artes visuais e os museus são aspectos culturalmente muito valorizados, isso não há dúvidas. Apesar disso, existir uma lista de 20 museus que se dediquem às imagens e a literatura para crianças espalhados pelo mundo todo parece sinalizar valores que há algumas décadas atrás não existiam e que no século 19 talvez fossem impensáveis.
Isso porque, apesar da literatura ser reconhecida como uma arte que acolhe o ser humano há séculos – desde os tempos da Grécia antiga, pessoas se reúnem em volta de aedos que recitam as longas aventuras de Ulisses ou Aquiles – a literatura para crianças é relativamente recente. A ideia de infância como a conhecemos hoje só teve início do século 20. Antes disso, as crianças eram consideradas pequenos adultos e isso definia como eram tratadas.
Assim, além de visitar pessoalmente ou virtualmente esses maravilhosos museus que colocam em destaque os livros e as imagens do universo literário para as crianças, é importante reconhecermos que isso é o sinal de que as crianças tornam-se participantes da sociedade, com tudo o que isso representa.
Museu Eric Carle.
Museu de Arte Chihiro.
Visitem os museus – nos quatro cantos do mundo – e comecem apreciando essa lista feita pela Revista Babar, espanhola, dedicada a literatura infantil e juvenil, clicando aqui.