Museus de literatura infantil - um reconhecimento do valor das crianças | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Museus de literatura infantil – um reconhecimento do valor das crianças

11 de julho de 2014

Encontrar um post com uma lista de 20 museus dedicados à ilustração e literatura infantil parece algo incrível! Mas, para além da magia de entrar nesse mundo, queríamos também analisar o que parece sinalizar esse tipo de iniciativa.

roal

Museu Roald Dahl.

Que a literatura, as artes visuais e os museus são aspectos culturalmente muito valorizados, isso não há dúvidas. Apesar disso, existir uma lista de 20 museus que se dediquem às imagens e a literatura para crianças espalhados pelo mundo todo parece sinalizar valores que há algumas décadas atrás não existiam e que no século 19 talvez fossem impensáveis.

Isso porque, apesar da literatura ser reconhecida como uma arte que acolhe o ser humano há séculos – desde os tempos da Grécia antiga, pessoas se reúnem em volta de aedos que recitam as longas aventuras de Ulisses ou Aquiles –  a literatura para crianças é relativamente recente. A ideia de infância como a conhecemos hoje só teve início do século 20. Antes disso, as crianças eram consideradas pequenos adultos e isso definia como eram tratadas.

Assim, além de visitar pessoalmente ou virtualmente esses maravilhosos museus que colocam em destaque os livros e as imagens do universo literário para as crianças, é importante reconhecermos que isso é o sinal de que as crianças tornam-se participantes da sociedade, com tudo o que isso representa.

eric

Museu Eric Carle.

chihiro

Museu de Arte Chihiro.

Visitem os museus – nos quatro cantos do mundo –  e comecem apreciando essa lista feita pela Revista Babar, espanhola, dedicada a literatura infantil e juvenil, clicando aqui.

 

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar