Aprender linguagem: ouvindo e lendo histórias | Labedu
Casos e Referências

Aprender linguagem: ouvindo e lendo histórias

5 de setembro de 2018
Este artigo faz parte da série:

Aprender Linguagem

Ler histórias para as crianças, desde pequenas, e oferecer livros para que elas explorem, contem e recontem essas narrativas cumpre um papel fundamental na aprendizagem da linguagem. Saiba mais sobre o tema neste post!

Não é novidade o potencial que a leitura de histórias tem na vida das crianças, desde que são bebês. Ler livros diversos, explorar suas ilustrações, conversar sobre os personagens e os episódios ou instigar a imaginação sobre possíveis finais são formas de aproximar as crianças de uma linguagem muito particular que traz conhecimento de palavras e expressões por vezes distintas daquelas que usamos no cotidiano. Para as crianças a partir de um ano e meio ou dois anos essa interação com as histórias propicia um aumento significativo em seu vocabulário e ela aprende os “nomes” dados a mais objetos, pessoas e situações.

Para os bebês, o som das palavras e a entonação e o ritmo dados por quem as lê permitem que os pequenos se atentem a modos distintos de uso da linguagem oral. Afinal, ao ler para os bebês falamos de uma forma diferente do que quando conversamos ou cantamos. Convidá-los a observar uma ilustração e contar o nome de um animal ali representado, por exemplo, são outras formas de enriquecer essa interação com a linguagem.

Tanto para os bebês quanto para as crianças pequenas, ter livros para ver, rever e explorar instiga aprendizagens sobre essa prática de leitura e sobre como usar o objeto livro (folhear numa dada direção, parar a cada página, dizer algo, observar etc.).

Para as crianças maiores, trata-se de aprender também que a linguagem permite a formulação de narrativas estruturadas com começo, meio e fim, algo que pode alimentar, entre outros aspectos, suas próprias formas de relatar experiências e situações que vivenciam. Além disso, as conversas sobre o que ouvem ou leem fomentam seu potencial de apreciação, de comentar e de opinar sobre as histórias.

Os vídeos a seguir ilustram algumas dessas aprendizagens que estamos mencionando.

https://www.facebook.com/siteeducativoparaeducar/videos/832271100316277/

Viram como as crianças reproduzem e produzem ações relacionados ao uso do livro e às formas de “falar” a linguagem das histórias? Tudo o que explicitam nos vídeos é fruto de suas experiências de interação com histórias que escutam, com os adultos leitores e com os próprios livros como objetos muito singulares e que veiculam essas distintas narrativas.

Para saber mais sobre esse e outros momentos do desenvolvimento da linguagem:

– acesse a plataforma Aprender Linguagem: concebida em parceria com a equipe da pesquisadora Ana Teberosky (Universidade de Barcelona), é um guia digital sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. A fim de exemplificar os principais marcos desse processo, o site justapõe imagens que retratam situações cotidianas a explicações de especialistas relativas ao quando, ao o que e ao porquê as crianças aprendem a falar.

– conheça o ebook Aprender Linguagem, nas versões completa e unitárias:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar