21 de abril de 2014
Se você observar as pessoas em lugares públicos, irá perceber que a grande maioria delas está fazendo algo em seu smartphone. Ler e-mails, olhar o facebook, jogar joguinhos, tirar fotos… até mesmo nos almoços e encontros mais íntimos o celular está sempre a mão, levando o usuário para um mundo virtual longe da realidade concreta.
As crianças observam os adultos com olhos atentos. Observam o tempo que os adultos passam nesses tipos de aparelhos. E, consequentemente, também querem experimentar o que essa tela colorida animada tem de bom. Desde de muito pequenas, as crianças estão começando a mexer em tablets e smartphones. Ela são ágeis e aprendem rápido. Estão cada vez mais conectadas em eletrônicos e conseguem entender como esses aparelhos funcionam muito rapidamente.
Uma empresa telefônica indiana chamada MTS fez um comercial que explorou um pouco essa ideia. Nele, quando o bebê nasce, ele já sabe fazer muitas coisas sozinho. Pesquisa no Google o que não sabe. Tira fotos de si mesmo. Exatamente como nós fazemos hoje em dia.
O comercial demonstra que estamos entrando em uma era totalmente digital e que, consequentemente, os nossos filhos também. Porém, para eles, a tecnologia é algo quase que natural, pois estão em contato com ela desde pequenos. O comercial é bastante brincalhão, levando às raias da loucura uma situação que se aproxima da realidade…
Os novos bebês estão nascendo para adentrar a internet nos seus primeiros dias de vida?
Isso é assustador ou podemos aproveitar essa nova realidade para o bem?