6 de maio de 2016
Conheça, aqui, o site que apresenta uma orquestra sinfônica para as crianças e ainda permite que elas “brinquem” com música clássica e instrumentos.
A interação das crianças com a música, desde cedo, favorece múltiplas aprendizagens e contribui para o desenvolvimento em diferentes âmbitos. Dentre as vantagens dessa interação estão:
– melhor coordenação motora
– desperta a sensibilidade e a criatividade
– ajuda a criança a se comunicar
– favorece a aprendizagem da cooperação e da divisão de tarefas em grupos
– aumenta a autoestima
– favorece a aprendizagem de outras áreas como a linguagem oral e escrita e a matemática
Pensando em todo esse potencial, é interessante proporcionarmos o contato das crianças com a escuta de músicas, com o cantar e com os instrumentos. E, seguindo essa linha, que tal colocarmos as crianças em contato com uma orquestra sinfônica?
É justamente isso que faz o site Brincando de Orquestra. Ali, de distintas formas, uma orquestra é apresentada às crianças. Uma dessas entradas é um espetáculo em vídeo, no qual um grupo de estudantes é encarregado de uma pesquisa escolar sobre o que é uma orquestra. Os três, com a ajuda do tio de um deles, assistem ao ensaio de uma orquestra e conhecem sua organização.
Outra possibilidade é conhecer diretamente “A orquestra”, clicando sobre essa aba. De imediato, vê-se a ilustração de uma orquestra e de seus diferentes naipes, como são chamados os conjuntos de instrumentos. Ao clicar sobre cada naipe é possível ouvi-lo na reprodução da abertura de “Carmen” e, clicando sobre a estante do regente, ouve-se todos simultaneamente.
O site ainda mostra os instrumentos em separado, seus respectivos nomes e sons e também traz jogos em que as crianças procuram identificar instrumentos, brincar de regente ou descobrir qual versão de uma música clássica é correta.
Explorar o site com a criança é pura diversão, além de também proporcionar experiências instigantes com a música clássica e com os mais variados instrumentos. Depois, é claro, fica a dica para levá-la a um concerto, uma vivência realmente fascinante!