É verdade que os bebês podem escutar vozes de dentro da barriga da mãe? A partir de que mês isso acontece? Saiba mais sobre o que o bebê absorve antes de nascer e nos primeiros dias de vida.
Durante o último trimestre da gravidez, o bebê começa a ouvir a voz de sua mãe e outros sons. Normalmente, ele responde a esse estímulo por meio de movimentos, seja mudando de posição ou mexendo pernas ou braços.
E isso quer dizer que ele aprende a falar mesmo antes de nascer? Não exatamente. Na verdade, o líquido amniótico na qual o feto boia durante os nove meses de gravidez não deixa passar os sons da linguagem com clareza. O que ele consegue perceber são as diferentes entonações da fala da mãe.
É importante conversar com o bebê quando ele ainda está na barriga, pois assim ele se acostuma ao ritmo da voz materna. Quando nascer, ele irá responder a essa voz, um passo fundamental tanto no estabelecimento do vínculo entre a mãe e o bebê, quanto no desenvolvimento da sua capacidade de comunicação. Inclusive, o choro do recém-nascido tem, comprovadamente, características em comum com a fala materna!
Sabe-se, portanto, que os bebês já distinguem sons no útero. Mas, quando eles começam a reconhecer seu idioma?
Quando nascem, os bebês possuem a capacidade de diferenciar os sons, ou seja, os fonemas, de qualquer idioma. Gradualmente diminuem essa habilidade para reconhecer apenas os sons específicos da língua local, falada ao seu redor. É como se, desde cedo, se especializassem nos sons que têm que aprender. Entre os seis meses e um ano de idade, já não possuem mais a habilidade de distinguir os sons de outros idiomas. Com cerca de um ano, identificam sons em seu próprio idioma.
Para saber mais sobre o desenvolvimento da linguagem no começo da vida, continue ligado na nossa série “Aprender Linguagem”!