Felicidade não pode ser uma exigência | Labedu
Casos e Referências

Felicidade não pode ser uma exigência

24 de setembro de 2014

Queremos que os filhos sejam felizes, mas às vezes esquecemos de pensar que a felicidade de um pode não ser a mesma de outros. A base de uma infância feliz está no amor que se pode ter e em como se dão as relações nesse período.

Em um pequeno vídeo de pouco mais de 3 minutos, produzido pelo Instituto Alana, ouvimos os especialistas chilenos Humberto Maturana e Ximena Dávila falarem de conceitos profundos e relevantes para formação das crianças.

Falam sobre infância, ética e amor. Comentam que é importante que os pais entendam que mais que desejar que seus filhos sejam felizes é preciso viver a felicidade, que pode ser distinta para distintas pessoas. A felicidade não pode ser uma exigência.

Destacam o desenvolvimento da autonomia dos filhos como forma de respeito, baseado no diálogo.

Abordam como são negativos os rótulos criados e como isso atrapalha a criança a ser como realmente pode ser, respondendo a uma expectativa externa.

Segundo eles, é preciso mudar a forma de olhar.

E finalizam nos devolvendo a responsabilidade: “o futuro não são as crianças, somos nós os adultos”, pois dependendo do que fazemos, determinamos o que será o futuro.

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar