Agora é hoje ou agora é amanhã? | Labedu
Casos e Referências

Agora é hoje ou agora é amanhã?

18 de setembro de 2013

Como uma criança constrói o conceito de tempo? Como entender o hoje, o agora, o amanhã? Veja aqui um exemplo. É surpreendente!

Rose, a mãe, conta que havia uns três meses que a pergunta era feita. Davam sempre a mesma resposta. Ela, as irmãs mais velhas e às vezes o pai; mas ainda assim ficavam com a sensação de que não era a resposta esperada.

Possivelmente porque não entendiam o teor exato da pergunta:

Agora é hoje?, perguntava Pedro com 4 anos.

Invariavelmente a resposta era:

– Sim, agora é hoje. Sempre agora é hoje!

Acostumaram a ela de tal forma que, mesmo antes de ser feita, um deles sempre se lembrava e dizia, à mesa durante o jantar:

-Sim, Pedrinho, agora é hoje, nem precisa perguntar.

Quase sempre acompanhavam a explicação com muitos risos, apesar do ar circunspecto do menino.

Desde que a historia de hoje e agora tinha aparecido, era difícil convencer o menino a ir para a cama antes da meia-noite. Uma teimosia só. Ele queria ficar na sala, de pijama, dentes escovados e nem fazia questão da televisão. Olhava atentamente o relógio, pois tudo o que queria era dormir depois da meia-noite. Perguntava as horas muitas vezes. Claro que nunca conseguia esperar o relógio dar a meia-noite, pois era ativo demais durante o dia para dominar o cansaço à noite.

Uma criança com quatro anos não podia dar sentido mais profundo à pergunta do que o sentido que davam os adultos. Certamente ele não apreendia o conceito de hoje ou de agora, mesmo sendo tão inteligente, pobrezinho, pensava sua mãe.

Entretanto, certo dia, a pergunta cessou e as brincadeiras também. Rose porém, não esqueceu o assunto.

Foi quando, numa roda de mães e avós, contavam sobre falas divertidas ou curiosas das crianças pequenas. Não resistiu e contou o caso do filho, mesmo sem ainda entender bem o motivo da pergunta obsessiva.

E não é que Pedro ouviu, paciente, o relato da mãe e explicou:

– Sabe o que é, tia, tentei muito não dormir porque eu queria estar acordado depois da meia-noite. Nunca consegui. O máximo que pude foi até as onze e meia, mas eu achava que se conseguisse me dariam outra resposta:

“Não, Pedrinho, agora é amanhã!”.

Durante muito tempo sua mãe se afligiu pensando que ter quatro anos era ainda muito jovem para descobrir que não existe amanhã.

Enviado por Rosinalda Rocha.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar