21 de outubro de 2016
Conheça esses dois aplicativos brasileiros que não apenas ensinam noções musicais como também aproximam as crianças da nossa cultura popular e da música clássica.
Inspirado na obra de Heitor Villa-Lobos e como parte do programa “Brasil de Tuhu”, o aplicativo “Tuhu Musical” acaba de ser criado. Nele, o garotinho de nome Tuhu ensina noções de ritmo, melodia e harmonia por meio de músicas da cultura popular brasileira. Gratuito, sem a presença de anúncios e disponível apenas na versão IOS, o aplicativo também traz uma sala de concertos e um estúdio de gravações.
E não só da cultura musical popular as crianças podem se aproximar. Outro aplicativo brasileiro chamado “Clássicos animados”, criado em parceria pelo canal Gloob e pela Orquestra Sinfônica Brasileira, mostra para as crianças que a música clássica não está distante do dia a dia delas, bem ao contrário. Por meio de alguns desenhos infantis, que possuem um repertório clássico como parte de sua trilha sonora, as crianças descobrem como essas músicas foram elaboradas e ainda como são tocadas por uma orquestra. O aplicativo é gratuito e disponível em versão Android e IOS.
Como sempre destacamos, importa lembrar que a interação das crianças com esses e quaisquer outros aplicativos deve ser mediada por um adulto e não pode ocupar um tempo significativo de sua rotina diária.