29 de junho de 2016
Um vídeo que corre pelas páginas das redes sociais, que encanta e faz pensar.
A música, assim como qualquer outra forma de arte como a pintura, a escultura, a literatura, nasceu para ser apreciada, para causar emoções, instigar a curiosidade e impactar a sensibilidade humana. E por que isso tudo seria diferente com uma criança?
No caso da música, nem é preciso compreender todas as notas por trás da canção, tampouco compreender todas as palavras cantadas, o que importa é senti-la, algo que se aprende, sobretudo no contato com modelos. E foi exatamente o que fez essa pequena menina no vídeo.
https://www.facebook.com/bellymaniacas/videos/1707214929530127/
(o video foi extraído de: Bellymaníacas)
A interação com o universo da arte é essencial para a formação da criança, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ampliar seus conhecimentos sobre as mais diversas culturas e em distintas épocas. Conhecer várias formas de expressão, diferentes artistas, explicitar sentimentos, emoções, comentar o que vê ou escuta são vivências importantes no cotidiano infantil. Mas, acima de tudo, é preciso se deixar levar pela arte, é preciso, então, permitir que a criança possa fruir e apreciar, algo que também podemos ensinar a elas, especialmente sendo bons modelos.