Conheça o FIL – Festival Internacional de Linguagens! | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Conheça o FIL – Festival Internacional de Linguagens!

Imagem retirada do site do FIL.
17 de setembro de 2014

Você já ouviu falar do FIL – Festival Internacional de Linguagens? Saiba mais sobre este evento que possui atrações para crianças, jovens e adultos!

FIL

O FIL – Festival Internacional de Linguagens existe desde 2003, já teve 12 edições e foi criado pela dramaturga Karen Acioly, responsável por sua organização.

O FIL é muito especial e diferente, pois se utiliza de várias linguagens como teatro, circo, arte, música, palestras, mostras, oficinas, exposições e performances para atingir o público mais variado: são bem vindos crianças, jovens, adultos e idosos! Grupos de diversos países se apresentam e criam um ambiente voltado ao entretenimento, à brincadeira e à aprendizagem.

A experiência de participar de um evento como este pode ser muito interessante para o desenvolvimento infantil, pois a criança vivencia junto com o adulto a possibilidade de brincar e entrar em contato com manifestações culturais pouco usuais para ambos. São apresentadas novidades sobre mundo, novas formas de vê-lo e de interagir com ele. Isto pode gerar os mais diversos questionamentos: “quantas formas há de dizer o que está em minha cabeça e em meu corpo?”, “como seria tentar fazer isto que estou vendo?”, “em outros países será que as pessoas brincam e se divertem de formas diferentes?”, “como é a minha forma de mostrar aquilo que está dentro de mim para o mundo?”, entre muitas outras perguntas e sentimentos que podem surgir!

Oportunizar à criança o contato com a cultura e com aquilo que é diferente do que está acostumada a ver em sua rotina é muito positivo, pois faz com que ela perceba a amplitude de formas de expressão e de conhecimento que existem. Desta forma, ela vai percebendo e criando ferramentas interessantes para buscar aquilo que a interessa aprender ou transformar.

Estamos ansioso para ouvir sua experiência no próximo FIL! A criança que estava com você gostou? Percebeu algo interessante que ela aprendeu? Conte para nós!

Fotos do site do FIL.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar