Crianças autoras, crianças leitoras | Labedu
Casos e Referências

Crianças autoras, crianças leitoras

18 de janeiro de 2016

Abrindo espaço para a criatividade infanto-juvenil, um professor de uma escola municipal em Heliópolis criou um projeto em que seus alunos foram verdadeiros autores literários! Confira aqui!

Quem pensa que a literatura é feita só pelos adultos se enganou! O professor Luis Henrique Junqueira da EMEF Campos Salles (Heliópolis) acaba de provar o contrário. Para desenvolver com os alunos habilidades de língua portuguesa e literatura, o educador realizou um projeto no qual as crianças se tornaram autoras. Os estudantes criaram histórias e ilustrações que foram cuidadosamente aprimoradas até chegar ao ponto de serem editadas como livros!

Essa experiência mostra o quanto é importante que as crianças tenham oportunidade de expressar sua criatividade e o protagonismo ao aprender. Quando isto acontece, a aprendizagem torna-se significativa, pois é vista como algo que apresenta instrumentos necessários para a realização de sonhos. O projeto também revela o quanto as escolas públicas, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, podem ser um lugar de extrema potência.

A Globo.com fez uma matéria completa com os alunos da EMEF Campos Salles e com o professor Luis Henrique que revela a alegria das crianças por terem conquistado o papel de autoras! Elas não só perceberam sua própria capacidade realizadora, como também puderam compreender profundamente a importância e o lugar social da literatura. 

Confira o vídeo com a matéria completa aqui.

E você, leitor? O que pensa dessa iniciativa? Sabemos que há muitos  projetos criativos com crianças e, se você conhece outros, comente e nos conte! São ideias como a do professor Luis que ajudam a construir capítulos importantes dessa história sem fim: a aprendizagem.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar