16 de outubro de 2015
O que será que diferentes especialistas pensam sobre esta relação?
A relação da criança com a cidade onde vive já teve espaço no Toda Criança, em diferentes posts. Já discutimos como as crianças são capazes de exercer sua cidadania, como aqui, aqui e aqui; como interagem com as ruas, como aqui e aqui; como podem, e precisam, ocupar os espaços de lazer, como aqui.
Compreender, porém, esta relação criança-cidade e vice-versa não é nada fácil e tampouco é um tema que se esgota. Assim como analisamos a maneira como a criança observa, sente e pensa sua cidade também cabe considerar como cada cidade vê suas crianças. Em diferentes países, estados, cidades a criança é vista de um modo. E no Brasil? O que será que as cidades têm feito para suas crianças? E o que será que poderiam fazer?
Estas são algumas das questões que serão discutidas por um grupo de especialistas, no dia 26 de outubro, numa iniciativa do Laboratório de Educação em parceria com a Escola do Parlamento. Durante todo o dia, o tema estará em pauta e será abordado por duas mesas compostas por estes convidados:
Mesa 1 – A cidade ensina e a criança aprende: Exemplos e práticas dentro e fora da escola
Convidados:
Nayana Bretttas – Socióloga. Membro da Rede Nacional Primeira Infância e do Programa Amapiko da red bull. Fundadora da empresa CriaCidade, idealizadora e coordenadora do Projeto Criança Fala da empresa CriaCidade.
Daniel Becker – Pediatra. Atuou como Médico Sem Fronteiras, foi um dos criadores do Programa de Saúde da Família e fundou o Centro de Promoção da Saúde, ONG referência em saúde em comunidades populares.
Cristina Pereira – Educadora. Atuou como coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do projeto Escola que Vale. Atualmente é consultora educacional para o Globo Educação e Lego Educacion.
Mesa 2 – Modos de fazer e Modos de Usar: provocações para pensar a criança na cidade
Convidados:
José Armênio de Brito Cruz. Arquiteto. Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) e Vice-Presidente Extraordinário do Instituto de Arquitetos do Brasil – Direção Nacional (IABdn), sócio do Escritório Piratininga Arquitetos Associados.
Beatriz Cardoso. Educadora. Diretora executiva do Laboratório de Educação. Liderou a formação da equipe de profissionais da Comunidade Educativa (CEDAC) e formulou diversos programas desenvolvidos em parceria com financiadores privados, entre eles, “Escola que Vale” e “Trilhas”.
Venha participar deste encontro!
Inscreva-se aqui: www.tinyurl.com/seminario-