Imitando se aprende | Labedu
Casos e Referências

Imitando se aprende

26 de novembro de 2014

Surpresa, encantamento, risos e emoção são alguns dos sentimentos e atitudes que temos ao ver os pequenos imitando atitudes dos adultos. É lindo porque isso faz parte de suas aprendizagens!

Nos surpreendemos e nos encantamos com muitas atitudes das crianças. Isso se dá porque estas situações nos mostram claramente a ação inteligente e a apropriação do mundo que as cerca.

Uma das coisas mais fascinantes é vê-las tendo atitudes muito comuns em adultos e com essa imitação, meio desconjuntada, irem compreendendo a vida, os costumes, os valores.

Assim, além de engraçado, podemos nos surpreender com a apropriação feitas por essas crianças que, ao longo de seu desenvolvimento, vão aprendendo a cada dia uma novidade e passam a incorporá-la em seus repertórios de conhecimentos. Dessa maneira, integram-se cada vez mais como participantes do grupo em que vivem.

Muitos adultos que convivem com as crianças se encantam com esses momentos e compartilham na rede. Basta fazer uma pequena busca e uma enxurrada de exemplos estão à nossa disposição. Isso é bastante positivo, pois representa que se reconhece que as crianças aprendem e que toda criança pode aprender… sempre!

Aqui fizemos uma pequena seleção para nos envolvermos com esse mundo fascinante:

Se encanta com os espirros e passa a imitar

Dançando hip hop com o pai

Não conhece os motivos ou o que representa, mas tentam fazer o mesmo…

Imagem – UPSOCL

Sem ser notada, segue os adultos

Importante: não são só os bons exemplos que as crianças imitam!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar