Isso sim é ampliar o repertório cultural! | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Isso sim é ampliar o repertório cultural!

2 de setembro de 2013

Ir a museus com crianças é uma boa dica. Agora, imagine ir a um em que as pinturas se mexem.

O Museu de Arte Contemporânea de Tókio, no Japão, criou uma sala de exposição especialmente para as crianças. A Haunted House (em inglês, Casa Mal Assombrada) abriga até dia 8 de setembro de 2013, a exposição Ghosts, Underpants and Stars (Fantasmas, Roupas de Baixo e Estrelas).

Ao entrar no ambiente, tudo parece com uma sala comum de qualquer museu, com obras famosas expostas nas paredes de um grande cubo branco. Até aí, nada de novo.

A grande novidade acontece quando os visitantes começam a perceber que as obras guardam surpresas. Ao observar com um pouco mais de atenção, as crianças descobrem que as peças não são como as que já viram antes em outras exposições: elas se mexem! Olhos que seguem os espectadores, mãos que saltam das telas, cabeças que se movem… A casa mal assombrada se torna uma grande brincadeira.

A segunda surpresa vem quando os pequenos descobrem que podem ser parte da alegria. Por uma passagem secreta pode-se chegar dentro do cubo. Por detrás das paredes, é possível manipular todas essas obras, divertindo quem está dentro e fora da câmara secreta.

A intenção dos arquitetos que criaram a sala, da Torafu Architects, era subverter a ordem dos museus comuns, nos quais não se pode correr, falar alto ou encostar nas obras. Assim, através do entretenimento as crianças são estimuladas a observar, imaginar, interagir e entrar contato com a arte.

Vale a pena! Se não é possível ir até lá, ao menos dá para matar um pouco da curiosidade vendo as fotos no site, clicando aqui.

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar