Lançamento do e-book A Linguagem de 0 a 5 anos | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Lançamento do e-book A Linguagem de 0 a 5 anos

12 de maio de 2017
Este artigo faz parte da série:

Aprender Linguagem

Já está disponível na Amazon o e-book A linguagem de 0 a 5 anos, livro produzido pelo Laboratório de Educação que adapta os conteúdos da plataforma Aprender Linguagem . Além de oferecer explicações sobre os principais marcos do desenvolvimento da linguagem, apoiadas em imagens que exemplificam como esse processo se manifesta no cotidiano, o livro contém um guia para orientar as ajudas que os adultos podem oferecer às crianças em cada faixa etária.

post0505

As pessoas que convivem com bebês, sejam familiares ou educadores, se surpreendem e se satisfazem com os avanços evolutivos que observam: como as crianças aprendem rápido! E em relação à linguagem, como passam de não falar nada a entender, perguntar, comentar e até explicar histórias! Claro que isto não ocorre de uma só vez. Primeiro gritam e choram, depois balbuciam, seguem com o olhar, respondem a seus próprios nomes, fazem gestos, dizem as primeiras palavras…

Os adultos que se responsabilizam por seus cuidados costumam se interessar pelo tema e fazem perguntas sobre a aprendizagem da linguagem. Esperam aplicar tais conhecimentos a seus próprios filhos, netos, alunos.

O e-book A linguagem de 0 a 5 anos é um guia visual sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância produzido pelo Laboratório de Educação, em parceria com a equipe da Prof.ª Dr.ª Ana Teberosky (Universidade de Barcelona). Busca levar o adulto a compreender a importância de seu papel nas interações que mantém com as crianças, desde os primeiros gestos, olhares e vocalizações até o momento em que elas adentram o mundo da escrita.

A partir de imagens que retratam situações cotidianas e dúvidas comuns a pais, avós, tios, professores, o livro apresenta explicações de especialistas relativas ao quando, ao o que e ao por que elas aprendem a falar.

post05051

No livro, quatro personagens representam crianças de diferentes faixas etárias e, desse modo, são abordados temas relativos à interação, fonética e fonologia, vocabulário, discurso, gramática e língua escrita, atendendo às especificidades de cada fase: Pedro, simboliza o período do nascimento aos 18 meses; Clenice, a fase dos 18 meses aos 3 anos; Nélson, dos 3 aos 4 anos; e Ruth representa o período dos 4 aos 5 anos de idade.

post05052

Além das explicações dos especialistas sobre os principais marcos do desenvolvimento da linguagem, o e-book A linguagem de 0 a 5 anos contém, ao final de cada tema abordado, um guia com orientações específicas para auxiliar os adultos em atividades que podem favorecer a aprendizagem das crianças em cada fase.

post05053

O e-book A linguagem de 0 a 5 anos pode ser adquirido em sua versão completa (contendo os quatro personagens) ou de acordo com a faixa etária que mais interessa ao leitor.

Enfim, o e-book A linguagem de 0 a 5 anos tem como objetivo descrever o que, o quando e o porquê do processo de aprendizagem da linguagem e também influir para compensar as desigualdades que existem entre as crianças de diferentes contextos sociais e econômicos, ajudando no desenvolvimento de falantes competentes.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar