Mais de mil brinquedos para a criança brasileira | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Mais de mil brinquedos para a criança brasileira

21 de janeiro de 2014

Pouco mais de 30 anos depois de sua primeira edição, em 1982, a exposição Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira, idealizada pela arquiteta Lina Bo Bardi, está de volta ao Sesc Pompeia, em São Paulo.

Já falamos aqui sobre essa exposição (clique aqui para ver de novo), mas como está chegando ao fim, achamos interessante retomar essa dica, pois na exposição é possível encontrar mais de 6 mil peças, que datam desde a década de 30 até os dias atuais, e foram reunidos ao longo de viagens por todo o país.

Em entrevista para a Revista Crescer, Gandhy Piorski, um dos curadores da exposição, conta: “saímos em busca dos lugares que mantinham as tradições do brincar. Por exemplo, o Pará e seus brinquedos de Miriti, as populações indígenas e seus brinquedos de vínculo com a ancestralidade. Buscamos também em museus e acervos particulares de colecionadores. Encontramos peças, para nós raras, não pela sua idade ou conservação, mas pela marca de seu uso nas mãos de uma criança. O brinquedo com o rastro da brincadeira. Uma boneca dos anos 80 com um lado dos cabelos cortados por uma menina ‘cabelereira’”.

São cinco espaços temáticos em mais de 2 mil metros quadrados de área expositiva, que conta com o cenário de uma fábrica de brinquedos.

Se você mora em São Paulo ou pretende visitar a cidade nos próximos dias, não deixe de dar uma passada por lá. A exposição começou em agosto e vai até o dia 02/02 e o acesso é gratuito.

Veja um pouco da exposição aqui:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar