Mais duas razões para ler – e desde cedo! – para as crianças | Labedu
Casos e Referências

Mais duas razões para ler – e desde cedo! – para as crianças

22 de julho de 2015

Já tratamos várias vezes aqui sobre a importância de ler para as crianças desde muito cedo. Mas, não custa reiterar essa ideia à luz de duas novas contribuições.

O tema da leitura na infância já foi abordado por nós, como aqui e aqui. Trata-se de um assunto extremamente relevante, pois sabemos o quanto ler para as crianças contribui para a aquisição da linguagem e também para sua formação. É por isso, então, que o trazemos de volta neste post apresentando duas boas contribuições para reiterar a ideia. 

A primeira delas vem de uma leitora do nosso blog, Ivana Pontes. Moradora do Rio de Janeiro, é pedagoga, psicopedagoga e especialista em infância. Ela nos enviou o seguinte comentário: 

Sim, o que contam as histórias, seus os personagens, as experiências que vivem também apoiam o desenvolvimento psíquico e emocional das crianças, entrelaçando “fantasia, realidade e significados”. A interação com a literatura pode permitir que elas compreendam melhor a si mesmas, as relações com os outros e o mundo em que vivem. Nossa série sobre os contos de fadas também pode ajudar a entender melhor essa questão.

A segunda contribuição para reiterarmos o valor da leitura na infância vem de um estudo realizado por uma equipe de pediatras do Children’s Hospital Medical Center, de Cincinnati (EUA). O estudo longitudinal acompanhou 19 crianças entre 3 e 5 anos de idade, 40% delas de famílias de baixa renda, e questionou os pais sobre uma série de hábitos na criação dos filhos, entre eles, desde quando e com que frequência leem para eles. Os resultados apontaram que:

Então, vamos lá… Continuemos a ler para as crianças, desde que são bebês, e instiguemos mais adultos a fazer o mesmo!

E que tal enviar também seu comentário sobre o valor da leitura para as crianças?

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar