Mais um exemplo de que cantar também traz aprendizados | Labedu
Casos e Referências

Mais um exemplo de que cantar também traz aprendizados

27 de agosto de 2018

Uma cena simples do dia a dia revela desenvolvimentos importantes na vida de uma criança!

No Toda Criança Pode Aprender já apontamos diversas vezes – como aqui e aqui – a potência da imitação no processo de aprendizagem e os benefícios de cantar junto com as crianças. Trazemos agora um exemplo e convidamos vocês a refletirem junto com a gente sobre essa situação:

This is too good not to post.

Posted by Sally Jackson on Tuesday, August 16, 2016

A criança que aparece nesse vídeo surpreende por perceber aspectos específicos de um modo de cantar e reproduzi-los. Ela aprendeu as características desse estilo observando os adultos à sua volta, que provavelmente escutam esse tipo de música.

As canções que permeiam o dia a dia de uma criança revelam hábitos e gostos do ambiente familiar. Transmitem valores, repertórios culturais, tradições e interesses. No caso do vídeo é possível identificar a melodia “Better Than Blessed”, gospel ligado ao culto cristão. Provavelmente os adultos que acompanham a vida dessa criança possuem vínculos com tais referências e origens.

Além de toda a transmissão afetiva e cultural que acontece por meio da música, há também a interação com a linguagem. Ao tentar cantar a letra da canção imitando entonações e ritmos, o garotinho do vídeo está exercitando seu vocabulário, percebendo as relações entre as palavras e seus sentidos, escutando os pontos de pausa, respiro e ênfase nos sons, além de apreender um modo de falar que pertence à sua comunidade.

Viu só quanto aprendizado pode estar inserido numa cena simples do cotidiano de uma criança? Você já parou para observar esses momentos em relação às crianças com quem convive? Vale a pena prestar atenção e nos contar nos comentários o que percebeu!

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar