Motivos para que as crianças brinquem bastante #1 | Labedu
Casos e Referências

Motivos para que as crianças brinquem bastante #1

27 de janeiro de 2016

É comum destacarmos a importância do brincar para as aprendizagens e o desenvolvimento infantil. Vamos, aqui, reiterar o valor da brincadeira, pensando em mais razões para promovê-las?

A brincadeira é crucial ao desenvolvimento infantil. Por meio dela, as crianças aprendem a interagir com o outro, aproximam-se mais da cultura do meio em que vivem, avançam na aquisição da linguagem e aproveitam momentos de diversão, únicos da infância. A lista de motivos para valorizarmos o brincar é mesmo imensa! Conheça mais algumas destas razões, listadas pela Revista Crescer. São 11 os motivos citados e, neste post, apresentaremos 6 deles.

  1. Combate à obesidade: o  movimento colocado em prática ao brincar e o desenvolvimento da motricidade favorecem a manutenção do peso regular o que ajuda a combater a obesidade e o sedentarismo. Brincar ao ar livre é ainda mais favorável, conforme apontamos aqui. Vale lembrar que meia hora de pega-pega, por exemplo, gasta em média 225 calorias!
  2. Permite o autoconhecimento corporal:  ao explorar todas as possibilidades de movimentos do próprio corpo, algo que o brincar exige, a criança começa a ampliar a consciência de si mesmo, das possibilidades e limites corporais, correndo, caindo, se reequilibrando etc.
  3. Estimula o otimismo, a cooperação e a negociação: habilidades implicadas em algumas brincadeiras serão importantes aprendizagens para a infância, a  adolescência, a juventude e também para a vida adulta. Aprender sobre as relações afetivas, sobre a cooperação, a crença de que pode dar certo, os acordos necessários, a divisão de papéis são algumas das conquistas favorecidas pelo brincar.
  4. Gera resiliência: lidar com a frustração, a necessidade de se ajustar, de contemplar os desejos do outro são aspectos que também integram as brincadeiras. A habilidade da resiliência é, então, também aprendida ao brincar.
  5. Ensina a ter respeito:  ao interagir com o outro, pais, amigos, irmãos, a criança aprende a respeitar, ouvir, aceitar ideias e lidar com as diferenças.
  6. Desenvolve a atenção e o autocontrole:  montar um quebra-cabeça,  empilhar blocos são algumas das atividades que se destacam por favorecer a aquisição destas habilidades.

Conhecer todas as possibilidades que a brincadeira promove só reitera seu valor. Fica, então, um lembrete: a brincadeira é praticamente inerente à infância, mas é algo a ser aprendido e precisa ter presença assegurada na rotina diária das crianças. Vamos ficar atentos a isso? E, em breve, outros motivos para que as crianças brinquem, brinquem e brinquem!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar