21 de março de 2014
Samba, rock, jazz, música clássica… todo mundo certamente gosta de escutar música. Toda cultura possui algum tipo de música. Desde quando somos muito pequenos, ouvir composições é uma maneira curiosa de se entregar, de se divertir e aprender.
Estudos têm mostrado a importância da música para o desenvolvimento infantil. Segundo Simone Amorin, especialista em neurologia infantil, introduzir música para crianças desde pequenas pode contribuir em diversos aspectos. Afinal, é na infância em que a proliferação de conexões neuronais está em alta (como já tratamos aqui) e quanto mais estímulos a criança receber, maior será a sua capacidade de desenvolvimento.
Segundo a neurologista, ao mergulharmos no mundo da música, ambos os lados do cérebro são ativados, significando que pode estimular tanto o lado criativo como o raciocínio abstrato.
Porém, educadores especializados alertam para o cuidado de não utilizar a música para atingir outros fins, defendendo que “a música vale por si mesma” (veja mais aqui).
Assim, vale a pena ouvir e fruir com os pequenos, sabendo de seus benefícios, mas sem querer necessariamente ensinar algo concreto através ela.
Selecionamos algumas músicas para ouvir com crianças:
Veja e ouça Live and Let Die, de Paul & Linda MacCartney, na interpretação de Fernanda Takai, do Pato Fu, clicando aqui.
Ouça ainda Adriana Partimpim aqui.
Grupo Tiquequê, aqui.
E também a música DEZ, do CD, Pequeno Cidadão:
E para completar tem a playlist Lave as orelhas do Garatujas Fantásticas, espaço criado, segundo Thaís Caramico, porque “gostamos de música e não entendemos por que quando se fala em crianças, costuma-se reduzir a seleção a determinados grupos ou estilos. Música para criança é música: tem de ter qualidade, ser boa de ouvir, gostosa de dançar. E quanto mais opções a gente oferecer às crianças, melhor!”
Então, clique aqui para ouvir.