“O Pequeno Príncipe” transformado em cordel | Labedu
Dicas Práticas e indicações

“O Pequeno Príncipe” transformado em cordel

Imagem retirada de Nota Terapia
8 de dezembro de 2017

Confira aqui algumas das ilustrações e informações sobre a adaptação do livro de Antoine de Saint-Exupéry para o universo do cordel!

Já imaginou uma versão do clássico livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em cordel? Josué Limeira (cordelista) não só teve essa ideia como a realizou. Começou adaptando a história querida do público para versos sonoros, típicos do cordel. Em seguida, convidou Vladimir Barros para ilustrar a criação com toques e traços do universo nordestino. O resultado é uma obra delicada, de estética única, que combina o melhor dois universos.

Além do convite para conhecer a nova versão de “O Pequeno Príncipe”, aproveitamos para despertar a curiosidade de vocês acerca da literatura de cordel. Essa arte típica do nordeste brasileiro origina-se de relatos orais, nos quais a musicalidade, o humor e a rima são predominantes. Registrados por escrito e ilustrados muito frequentemente com xilogravuras, são organizados em forma de folheto e costumam ser recitados ao som de viola ou de forma marcadamente rítmica.

De acordo com a entrevista de Josué Limeira publicada no Jornal do Commercio Online: “A gente conseguiu trazer Exupéry para o nosso quintal. Foi uma grande responsabilidade transpor isso, mas mantivemos a filosofia e poesia que ele botou no livro. É uma homenagem que Pernambuco e o Nordeste fazem a esse aviador e escritor fantástico. Exupéry é um pouco o Pequeno Príncipe que ele mesmo criou, alguém que até continua a iluminar o céu”.

Vladimir também comenta o processo de criação das ilustrações: “Quando peguei os versos, comecei a pensar nas imagens. Trabalhei com o universo da xilogravura e do cordel, mas não queria usar, por exemplo, as cores muito vivas de J. Borges. Quis que o livro tivesse uma alma regional, com tons quentes, mas não tão vibrantes”.

Verifique se “O Pequeno Príncipe” está disponível em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-lo no link abaixo:

Reproduzimos na galeria abaixo algumas das belas imagens do livro de Josué e Vladimir, disponibilizadas pelo site Nota Terapia.

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar