Oba!!! As férias grandes chegaram! | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Oba!!! As férias grandes chegaram!

13 de dezembro de 2013

É comum ouvirmos essa frase de nossos filhos ao chegarmos nessa época do ano. Mas, junto com a felicidade de ficar mais perto deles, vem o desafio de pensar uma programação bacana para que possam se divertir e continuar aprendendo… 

Pensando nisso, convidamos Penha Brant (que já fez outras indicações aqui) para dar algumas boas dicas para fazer com as crianças nessas férias.

A maior parte das indicações é de São Paulo…Mas para podermos contemplar outros espaços, gostaríamos de deixar aberto os “Comentários” para que pessoas que nos acompanham, em diferentes partes do Brasil (e até do mundo), possam dar outras dicas para curtirmos com os pequenos “nas férias grandes”.

Quando o assunto é férias temos, em São Paulo, boas alternativas. Há cursos e atividades para todos os gostos e bolsos.

Para os mais esportistas, o Galpão do Circo oferece aventuras acrobáticas para crianças à partir de quatro anos.

Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato toda terça há uma sessão de cinema para crianças e durante a semana, há horários de leitura para bebês!!

Para aqueles que gostam de panelas, a Escola Wilma Kovesi tem uma programação envolvendo os pequenos no aprendizado de receitas simples e gostosas. Essa promete!

Os mais interessados pela natureza podem visitar o único Jardim Zoológico de Insetos do Brasil autorizado pelo Ibama e não perder a corrida de baratas realizadas em um, acreditem, baratódromo!

 

meuamigopet_insetos

 

Se vai viajar para o Rio de Janeiro, só para citar um exemplo, a indicação poderia ser o Instituto Moreira Sales. Lá, entre espécies da mata atlântica, as crianças podem conhecer sobre a vida de Pixinguinha ou fazer enfeites para a árvore de natal com materiais reciclados, como a programação sugere.

Dá para envolver ainda mais a garotada em inúmeras atividades. É só esperar janeiro para acompanhar a programação que vem por aí, dos SESCs (espalhados pelo Brasil) e centros culturais de cada cidade. Haja pique!

Na contra mão de todas essas atividades – que às vezes tem hora marcada e deslocamentos difíceis -, seria bom também usar o tempo livre para não fazer nada. Quer dizer, morando num país como o nosso, “abençoado por Deus e bonito por natureza”, como ressoa a música, usufruir do sol e da água, pode ser o melhor dos programas. Deixar-se levar por um pano sobre o gramado, uma bola, um futebolzinho, um livro. Tomar um banho de esguicho, brincar no barro, acompanhar o trajeto de uma formiga, se cobrir de areia, sentir o sol sobre a pele, ficar olhando o vazio…

 

penha

Rachel em Gonçalves, MG  – Foto: Penha Brant

Para terminar, uma receita para fazer junto com as crianças!

Cookies de Chocolate

Ingredientes:

  • 2 copos+ 2 colheres(sopa) farinha
  • ½ Colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá de sal
  • 150gr de manteiga s/sal (temperatura ambiente)
  • 1 copo de açúcar mascavo (bem apertado no copo!)
  • ½ copo de açúcar branco
  • 1 ovo mais 1 gema
  • 2 colheres de sobremesa de aroma baunilha
  • 1 ½  copo de chocolate meio amargo picadinho (pode ser trocado por: aveia, noz, avelã…)

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180º. Forre dois tabuleiros c/ papel manteiga.
  2. Numa vasilha misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.
  3. Bata até ficar cremoso e fofo, na vasilha da batedeira, os açúcares e a manteiga.
  4. Adicione então o ovo, a gema e a baunilha. Bata mais uns três ou quatro minutos.
  5. Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes secos lentamente. Quando estiverem bem incorporados desligue e com uma espátula misture o chocolate picado.
  6. Nesse ponto você pode tampar a vasilha e colocar na geladeira até que fique mais firme e fácil de manusear. Use uma colher de sobremesa e faça bolinhas do tamanho de uma de pingue-pongue. Asse por 15 a 18 minutos.

Atenção: os cookies irão parecer crus. É assim mesmo! Quando esfriarem estarão perfeitos. Não use o tabuleiro quente para repor os biscoitos!

Divirtam-se e Boas Férias!

Penha Brant

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar