12 de agosto de 2016
Conheça aqui o “Learning Through Art”, programa nova-iorquino que propõe que artistas auxiliem os professores a incluir artes nas atividades de sala de aula. Saiba como isso contribui para a educação das crianças!
Em 1970, Natalie K. Lieberman fundou o programa Learning Through Art (Aprendendo Através da Arte). A iniciativa nasceu como resposta à eliminação dos programas de artes e música das escolas públicas da cidade de Nova Iorque. A ideia foi tão boa que o projeto já dura mais de 40 anos e já atendeu a mais de 100 mil estudantes dos mais diversos contextos culturais e socioeconômicos.
O projeto, apoiado pelo Museu Guggenheim, leva artistas com experiência em educação às escolas públicas da cidade de Nova Iorque. Lá, eles colaboram com os professores de classe no desenvolvimento do planejamento das aulas, de forma a integrar projetos de arte ao currículo escolar.
Essas “residências” duram 20 semanas e contam também com a participação dos alunos. Eles vivenciam a experiência em sala de aula, criam trabalhos de arte e fazem visitas ao museu Guggenheim. Essa vivência é uma oportunidade para que entrem em contato com o universo artístico, pensando criticamente sobre o que veem. Ao final do programa alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes compõem a exposição “A Year With Children” (Um Ano com Crianças), organizada dentro do Museu Guggenheim.
A iniciativa é extremamente positiva para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer diferentes técnicas e maneiras de se expressar socialmente, interagindo com artistas profissionais. Além de promover o desenvolvimento de um pensamento criativo e crítico, a proposta coloca as crianças em contato com diversas produções culturais e as incentiva a incluir a arte e a visitação a museus em seus interesses.
O vídeo a seguir apresenta mais detalhes sobre o “Learning Through Art”, trazendo algumas falas de profissionais envolvidos com o projeto, bem como o resultado de estudos realizados com os alunos que fizeram parte do programa:
“Eu acho que uma das coisas que torna esse programa especial é que é realmente uma colaboração entre o artista e o professor. Estamos sempre trabalhando em grande proximidade, pensando de que maneiras conectar o programa de arte com as coisas que o professor deseja que sejam conquistadas em sala de aula durante o ano. Isso vale não apenas para conteúdo curricular, mas também para como os educadores esperam que os alunos se desenvolvam e aprendam a pensar de maneiras diferentes.” *
Jeff Hopkins – Artista do programa Learning Through Art.
“Estudantes envolvidos no programa Learning Through Art experimentam o que é ser um artista. As suas salas de aula tornam-se estúdios, eles exploram e transformam materiais artísticos, investigam o mundo ao seu redor e dão a seus pensamentos e ideais uma forma visual.” **
“Estudos mostram que a exposição às artes no ensino fundamental e no colegial pode ter um impacto significativo no engajamento dos alunos com arte quando forem adultos. Mas, esses estudos também mostram que não é apenas uma situação isolada por si só, por exemplo na forma de uma única visita ao museu, que será determinante. O importante é a qualidade dessa experiência.” ***
Kim Kanatani – Vice-diretora e Diretora de Educação do Gail Engelberg no museu Gugghenheim
Para saber mais sobre o Learning Through Art e para ver alguns dos trabalhos das crianças que foram expostos no Museu Guggenheim clique aqui!
Esse post foi produzido com base na sugestão do nosso parceiro Ninguém Cresce Sozinho.
* “I think that one of the things that makes this program special is that it’s truly a collaboration between the teacher and the teaching artists, so we are working very closely, thinking how ways that we can connect the art program with the things that they want to accomplish in the classroom during the year. Not only for curriculum contents, but how they want to see their students grow, how they want their students to think in different ways”.
** “Students involved in the Learning Through Art program experience what it means to be an artist. Their classrooms become art studios, they explore and transform art materials, investigate the world around them and give their thoughts and ideas visual form.”
*** “Studies show that exposure to the arts in the elementary and secondary school levels can have a very significant impact on students engagement with art as an adult. But, those studies also show that it’s not just exposure say, in the form of an isolated field trip to a museum, but it’s the character and quality of that art experience.”