24 de março de 2014
O que significa ser? Pensar? Comer? Poder se locomover sozinho? Respirar?
Embora em um primeiro plano essa pergunta pareça fácil de se responder, definir o que é “ser” é bastante complexo. Por anos, filósofos e biólogos têm criado novas e divergentes definições tentando definir esse conceito.
Uma sombra, por exemplo. Estaria ela viva? Afinal, ela tem a forma e realiza ações como um ser humano. A sombra levanta o braço, corre, come. Seria a sombra um ser que apenas imitava o ser humano?
Perceber a própria sombra é para nós, adultos, algo simples e bobo… todas as coisas do mundo podem possuir sombra se expostas ao sol. E para uma criança? Será que ela reage da mesma maneira que nós?
Um vídeo tem circulado na internet recentemente. Trata-se de uma pequena compilação de crianças reagindo ao observar ou descobrir a sua própria sombra. Na grande maioria dos casos, a criança tenta fugir da sombra, bastante assustada e aflita por possuir um “ser” estranho a perseguindo.
O conceito de ser para uma criança está sendo individualmente construindo. Cada uma possui sua própria concepção especifica do que compõe o complexo significado da palavra “ser”. Algumas veem a sombra e ficam com medo. Outras, a encaram como encarariam algo inofensivo e tentam tocá-la.
O que causa o medo da sombra em uma criança? Seria um medo imaginário igual ao do bicho papão? Um ser imaginário, mudo, que, de certa maneira, faz parte de nós? Entender o que é a sombra é um processo que pode ser bastante assustador. Afinal, nada na sombra é amigável.
Como o adulto pode ajuda-las a entender o que está acontecendo? Talvez, fazer uma brincadeira bastante divertida, que é formar criaturas, assustadoras ou e fofinhas, com a nossa sombra.
O que vocês acham disso?