Ser mãe: possibilidades, diferenças e escolhas | Labedu
Casos e Referências

Ser mãe: possibilidades, diferenças e escolhas

28 de dezembro de 2016

O ditado diz: “mãe é tudo igual, só muda o endereço!” Será mesmo?

O que é ser mãe? Essa pergunta não é nada simples de responder. Educar uma criança, cuidar de suas necessidades, amá-la e aprender junto com ela… São todos exercícios constantes de crescimento, autorreflexão e tomada de decisões. Cada momento representará um novo desafio e, por isso, uma oportunidade de transformação e descoberta sobre uma nova faceta de si e da relação com os filhos.

Além disso, cada criança terá seu modo particular e ritmo próprio de lidar com as experiências das diversas fase da vida. Inclusive irmãos, com uma criação parecida, apresentarão diferenças ao longo do seu desenvolvimento. Mas se cada criança é única, será que as mães devem agir sempre da mesma maneira? Há um jeito “certo” de ser mãe?

Tomar decisões acerca de como proceder com os filhos em cada momento é um enorme desafio para o qual não há receita ou manual a ser seguido. Ser mãe é se reinventar a cada dia, procurar novas soluções, experimentar, errar e acertar, crescer junto. Esse processo é prazeroso, mas pode ser também fonte de inseguranças e angústias. Desta maneira, algumas vezes, famílias que fazem escolhas diferentes acabam adotando posturas competitivas ou hostis, quando poderiam aprender com as divergências. Pensando nisso, a página Signature Weddings divulgou uma campanha que pode ser conferida no final do texto, mostrando como algumas mães pensam e valorizando a multiplicidade de olhares.

Embora a campanha seja focada em mães, ela também vale para pais e cuidadores. Afinal, cada família irá fazer as opções que achar mais adequadas a partir de seus limites e possibilidades. São múltiplos os contextos e dinâmicas que podem se estabelecer. Porém, é importante estar sempre atento às próprias escolhas, refletindo sobre seus efeitos e se abrindo a novas soluções.

E você? De que maneira cuida de seu filho?

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar