Sorrir cria vínculos | Labedu
Casos e Referências

Sorrir cria vínculos

16 de maio de 2014

Bebês possuem uma capacidade incrível de ficarem fascinados por simples barulhos e brincadeiras… como no vídeo de um pai que rasga um papel e o bebê começa a rir intensamente com o ato ou aquele de um bebê que está com soluço e seu irmão acha extremamente engraçado!

Tudo é novo e inusitado para uma criança que está descobrindo o mundo. Elas aprendem a sentir medo, ao se machucar com coisas perigosas, a se preocupar com barulhos estranhos, a sentir carinho e paixão… mas elas também aprendem a rir e achar engraçado. E o que desperta o riso? Às vezes nós nos pegamos rindo ou sorrindo de coisas muito simples. Com um bebê, o sentimento é o mesmo. Às vezes não sabemos porque rimos ou porque achamos algo engraçado. É uma resposta quase natural do corpo e provoca um bem estar incrível.

Além disso, o riso une emoções. Pesquisadores afirmam que o riso pode ser uma tática natural para criar fortes vínculos nas relações humanas. Afinal, quando vemos alguém rir, a vontade surge em nós quase que automaticamente. Vídeos de crianças se deleitando com a risada contagia aqueles à sua volta. Não é estranho constatar que, realmente, o riso funciona para criar vínculos.

O vídeo acima mostra dois gêmeos que utilizam de um material bastante simples: um elástico de borracha. Os dois se divertem com o objeto e riem até ficarem sem ar. Os dois se comunicam através da risada, criando uma cumplicidade incrível!

 

Nesse outro vídeo, o que observamos é bastante parecido. O entretenimento no caso é o pai que faz barulhos estranhos e causa riso. Todos os bebês – quádruplos, riem em uníssono. Nós, ao observarmos o vídeo, também rimos quase que automaticamente.

Rir também faz parte de entender como funciona o mundo. Ao rir, a criança dá uma resposta, está reagindo e interagindo com o universo em sua volta.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar