“Terra de Cabinha”: o mundo encantador das crianças do Cariri | Labedu
Dicas Práticas e indicações

“Terra de Cabinha”: o mundo encantador das crianças do Cariri

Imagem retirada de Projeto Infâncias.
9 de setembro de 2016

Saiba mais aqui sobre o livro “Terra de Cabinha”, resultado das pesquisas e vivências da jornalista Gabriela Romeu com as crianças do sertão cearense.

post0909

Olhar para o Brasil é ver diversidade. Não é preciso grande esforço para perceber a variedade de paisagens, costumes, religiões, maneiras de falar, origens étnicas e hábitos alimentares que compõem a cultura brasileira. Essas diferenças enriquecem nossa identidade, ao mesmo tempo em que nos apresentam desafios. Como administrar um país tão diverso, com tantas demandas particulares? Somos diariamente convocados a encontrar maneiras de impedir que nossa pluralidade seja motivo de preconceito, intolerância ou de justificativa para a desigualdade de oportunidades.

Em relação à infância, essa diversidade também se apresenta e nos convida a conhecer outras maneiras de vivenciar o ser criança. Como serão as brincadeiras de cada canto de nosso país? Quais as canções infantis preferidas? Como as crianças se relacionam? Que universo lúdico habitam?

A jornalista Gabriela Romeu, em seu projeto Infâncias, mergulhou no incrível mundo dos meninos e meninas da região do Cariri, no sertão cearense. Em sua pesquisa, registrou, junto com o fotógrafo Samuel Macedo, as cantigas, anedotas, pensamentos, diálogos e brincadeiras das crianças que encontrou pelo caminho. Desses encontros nasceu o livro “Terra de Cabinha – Pequeno Inventário da Vida de Meninos e Meninas do Sertão”, belamente ilustrado por Sandra Jáfera. Além das imagens, fotos e dos textos, QR Codes presentes nas páginas encaminham para vídeos relacionados à leitura.

Recomendamos viajar por essa leitura e conhecer, por meio desse delicado projeto, um pouco mais das belezas das infâncias brasileiras. E para quem ficou curioso com o título, a palavra “Cabinha” é um jeito gracioso de chamar as crianças no sertão. Ela remete à expressão “Cabra da peste” ou, neste caso, “Cabrinha da peste”!

Confira abaixo o booktrailer de “Terra de Cabinha” e alguns dos vídeos da viagem de Gabriela Romeu:

Booktrailer de “Terra de Cabinha”

Jacaré – Série “Terra de Cabinha”

Caboclinha – “Série Terra de Cabinha”

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar