Um jornal feito por crianças ao redor do mundo | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Um jornal feito por crianças ao redor do mundo

13 de fevereiro de 2015

“Criatividade e inovação é juntar duas coisas que existem em uma coisa nova.” Essas foram as palavras de Jan-Willem Bult, embaixador do Kids News Network, uma rede de notícias produzida e apresentada por crianças, que traz uma leitura do mundo muito especial!

O Kids News Network (KNN) e o Wadada World Kids News são redes de notícias espalhadas por 12 países – como Bolívia, Gana, Suriname e Birmânia – que veiculam notícias preparadas e produzidas pelas crianças, voltadas para crianças e suas famílias.

O KNN foi criado partindo da premissa que criança é interessada em notícias sim!

Mas muitas crianças assistem noticiários feitos para adultos e acabam tendo sensações de medo e confusão por não entenderem ao certo o que está acontecendo. O propósito do KNN é chegar a essas crianças do mundo inteiro, ávidas por saber mais, para que cresçam mais informadas e atuantes.

Ao acompanharmos algumas notícias feitas pelas crianças de diversas partes do mundo, podemos ver como são portadoras de informações e como se direcionam com dados que importam para elas e também para os adultos.

Por exemplo, um dos programas produzido por crianças bolivianas trazia noticias sobre as inundações na Indonésia e uma matéria especial sobre trabalho infantil.  Em outro episódio, a equipe organiza um especial sobre a AIDS.

Veja aqui:

Wadada Aids Special from WADADA News for Kids on Vimeo.

O que esses vídeos mostram para nós, adultos? A capacidade das crianças de entenderem o mundo ao redor, abordando desde assuntos menos palpáveis para elas até aqueles que já fazem parte de seus universos.

São poucas as coisas que vemos na mídia feitas para crianças, por crianças. Infelizmente, o KNN ainda não chegou ao Brasil, mas o projeto é inspirador.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar