12 de setembro de 2018
Vamos refletir sobre isso?
Um parquinho infantil com pneus, caixas de papelão, canos e outros tipos de materiais reaproveitados foi criado na cidade de Denver, Colorado (EUA). A ideia do espaço é dar liberdade para que as crianças explorem os objetos e, a partir da imaginação, criem brinquedos e brincadeiras com as peças disponíveis.
Já discutimos aqui a importância de oferecer oportunidades para os pequenos experimentarem e se desenvolverem utilizando brinquedos não estruturados. Isso permite que eles encontrem soluções próprias para conciliar o que estão pensando com a realidade concreta de seu entorno, elaborando fantasias e hipóteses e construindo os artefatos necessários para a brincadeira. Nesse sentido, o parquinho de Denver é muito potente e favorece que as crianças sejam criativas, explorem, interajam, arquitetem e negociem.
Mas não é curioso que tal iniciativa nos chame tanto a atenção? Será que estamos perdendo a possibilidade tão simples de crianças utilizarem sucatas e bugigangas para inventar e construir suas próprias brincadeiras? Talvez estejamos muito preocupados em oferecer à elas brinquedos industrializados, caros, cheios de estímulos e funcionalidades, nos esquecendo de que o mais importante não é o objeto e sim o processo criativo e autoral envolvido na brincadeira.
Abaixo, o vídeo produzido pelo site In The Know Innovation AOL mostra o inspirador parque de sucata de Denver, evidenciando toda a potência imaginativa da infância:
Tradução livre da equipe do Toda Criança Pode Aprender:
Esse playground é feito de tesouros comuns. De velhos pneus a caixas de papelão, esse parquinho infantil ao ar livre em Denver, Colorado, usa itens velhos, reutilizados e os usa para dar às crianças um lugar onde elas podem aplicar sua imaginação para construir, destruir e inovar da maneira como quiserem. O parquinho, que tomou o lugar de um terreno baldio, é para crianças de 5 a 12 anos e está aberto todos os finais de semana nesse verão.