Um parquinho de sucata para as crianças | Labedu
Casos e Referências

Um parquinho de sucata para as crianças

Imagem retirada de FreeRange Playground
12 de setembro de 2018

Vamos refletir sobre isso?

Um parquinho infantil com pneus, caixas de papelão, canos e outros tipos de materiais reaproveitados foi criado na cidade de Denver, Colorado (EUA). A ideia do espaço é dar liberdade para que as crianças explorem os objetos e, a partir da imaginação, criem brinquedos e brincadeiras com as peças disponíveis.

Já discutimos aqui a importância de oferecer oportunidades para os pequenos experimentarem e se desenvolverem utilizando brinquedos não estruturados. Isso permite que eles encontrem soluções próprias para conciliar o que estão pensando com a realidade concreta de seu entorno, elaborando fantasias e hipóteses e construindo os artefatos necessários para a brincadeira. Nesse sentido, o parquinho de Denver é muito potente e favorece que as crianças sejam criativas, explorem, interajam, arquitetem e negociem.

Mas não é curioso que tal iniciativa nos chame tanto a atenção? Será que estamos perdendo a possibilidade tão simples de crianças utilizarem sucatas e bugigangas para inventar e construir suas próprias brincadeiras? Talvez estejamos muito preocupados em oferecer à elas brinquedos industrializados, caros, cheios de estímulos e funcionalidades, nos esquecendo de que o mais importante não é o objeto e sim o processo criativo e autoral envolvido na brincadeira.

Abaixo, o vídeo produzido pelo site In The Know Innovation AOL mostra o inspirador parque de sucata de Denver, evidenciando toda a potência imaginativa da infância:

Tradução livre da equipe do Toda Criança Pode Aprender:

Esse playground é feito de tesouros comuns. De velhos pneus a caixas de papelão, esse parquinho infantil ao ar livre em Denver, Colorado, usa itens velhos, reutilizados e os usa para dar às crianças um lugar onde elas podem aplicar sua imaginação para construir, destruir e inovar da maneira como quiserem. O parquinho, que tomou o lugar de um terreno baldio, é para crianças de 5 a 12 anos e está aberto todos os finais de semana nesse verão.

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar